Professor da Unicentro participa de congresso sobre Pesquisa em Didática das Ciências, na Espanha

Buscando a atualização do conhecimento, professores da Unicentro estão constantemente participando de congressos e eventos que possibilitam a interação com diferentes linhas de pesquisa e a troca de experiências com profissionais e docentes de outros lugares. Prova disso é que mais um professor da nossa Universidade esteve participando de um congresso internacional. Foi o professor Sandro Aparecido dos Santos, do Departamento de Física. Ele esteve conferindo o 10. Congresso Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências, realizado na cidade de Sevilla, na Espanha.

Neste ano, o tema do evento foi “Pesquisa em Didática das Ciências – Avanços do passado e desafios do futuro”, propondo uma avaliação das contribuições da Didática das Ciências para a melhoria da Educação Científica, desde a sua criação formal como uma área de conhecimento. Além disso, o congresso também tinha como objetivo analisar e discutir os desafios mais importantes a serem abordados no presente. “O evento é de grande proporção no cenário internacional no que se refere à didática das Ciências, tanto que ele ocorre somente a cada quatro anos, com palestras, conferências, mesas redondas e apresentações tradicionais de trabalho”, explica o professor.

De acordo com o docente, além de acompanhar a programação de palestras, ele também participou do congresso apresentando três trabalhos desenvolvidos na Unicentro, por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. “Nós tivemos trabalhos contemplados desses dois programas. Um deles fala das concepções de alguns professores da Educação Básica sobre as tecnologias da informação e da comunicação; o outro trabalho trata de uma proposta HCTS (História, Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino dos modelos atômicos. O terceiro trabalho trata sobre a aplicação do método de aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem do tema alimentação saudável”, conta.

Para o professor Sandro, a importância da participação em eventos como esse está na possibilidade de atualização, além do contato com pesquisadores de diversos países. “Atualizar você do que está sendo feito por outros colegas em outras instâncias, em outras situações de pesquisa, que se referem ao foco do evento que era a didática das Ciências. Também você ter a oportunidade de assistir palestras e conferências com pessoas que você está acostumado a somente ler os livros. De repente, você está lá na presença da pessoa, ouvindo ela falar, te dando a oportunidade de dialogar com ela por meio de perguntas e questionamentos. Então, eu acho que isso tudo engrandece e te faz crescer muito em termos profissionais”, ressalta.

O professor ainda destacou que tudo o que foi visto durante o congresso reflete, também, na formação dos alunos. “Nós procuramos, de acordo com o que vamos avançando no conhecimento enquanto estudamos, enquanto nos formamos, enquanto participamos de eventos, também levar para os alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação essas informações, para que eles tenham acesso a elas. Eu espero que isso também agregue conhecimento a eles e também agregue avanços nas salas de aula que eles atuem e trabalhem”.