Professor da Unicentro auxilia em tradução de livro da área de Farmácia

Professor da Unicentro auxilia em tradução de livro da área de Farmácia

Professor Paulo Renato Oliveira, do Departamento de Farmácia.

Professor Paulo Renato Oliveira, do Departamento de Farmácia.

O professor do Paulo Renato Oliveira, do Departamento de Farmácia da Unicentro (Campus Cedeteg, em Guarapuava), auxiliou na tradução do livro Ansel’s pharmaceutical dosage forms and drug delivery systems (Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos) da editora Lippincott Willians & Wilkins. Segundo Paulo, esta obra é uma das mais importantes na área de Farmácia, sendo referência no Brasil e no mundo.

“Este trabalho durou seis meses, porque precisamos realizar uma tradução precisa, com os termos corretos em português. Tudo de acordo com que a Anvisa pede”, explica o professor.

O livro está sendo lançado no Brasil pela editora Artmed e será utilizado por acadêmicos da Unicentro, além de ser distribuído em todas as universidades e faculdades do País.

Para Paulo, ser chamado para a tradução do livro significa um reconhecimento profissional. “Eles chamam pessoas que trabalham nesta área e que apresentam um amplo domínio tanto da parte básica quanto da parte especializada do livro. Portanto, é um reconhecimento de todo meu tempo de trabalho e estudo”, avalia.

A obra – O livro introduz os estudantes de Farmácia aos princípios e às tecnologias aplicadas à preparação de formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. É demonstrada a inter-relação entre os princípios farmacêuticos e biofarmacêuticos, desenho de produtos, formulação, produção e aplicação clínica de várias formas farmacêuticas nos cuidados com o paciente.

O livro também discute as regulamentações governamentais acerca da produção e manipulação de produtos farmacêuticos. A obra apresenta capítulos incluindo: Boas práticas de fabricação e manipulação; Delineamento de formas farmacêuticas sólidas (pós, grânulos, cápsulas, comprimidos), semissólidas (pomadas, cremes, géis), líquidas (soluções e sistemas dispersos), injetáveis, produtos biológicos e novas formas farmacêuticas e tecnologias de liberação de fármacos.

Deixe um comentário