[Apiesp Informa] Resultados de reunião com o governador

Após reunião, governador e dirigentes das IES posam para foto.

Reitores e diretores das universidades e faculdades estaduais do Paraná estiveram reunidos ontem (23) com o governador doPR, Beto Richa, tratando das dificuldades que estão sendo enfrentadas pelas instituições em diversos aspectos de gestão. Participaram do encontro também os secretários Alípio Leal (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Dinorah Portugal Nogara (Administração e Previdência), além de assessores e diretores das duas Secretarias. Pelas Instituições de Ensino Superior (IES), estiveram os professores Aldo Nelson Bona (reitor da Unicentro e presidente da Apiesp – Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), João Carlos Gomes (reitor da UEPG e presidente da Abruem – Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), Júlio Santiago Prates Filho (reitor da UEM), Antônio Carlos Aleixo (reitor da Unespar), Berenice Jordão (vice-reitora da UEL), Stela Maris da Silva, Angelo José Sangiovanni (diretora e vice-diretor da FAP PR, respectivamente) e Maria José Justino (diretora da Embap).

Na pauta, diversos assuntos relacionados às dificuldades de gestão, particularmente frente aos recentes decretados baixados pelo Governo do Estado. As dificuldades na reposição de pessoal, o corte das horas extras e as restrições orçamentarias foram os principais itens do debate, sendo que, após as considerações técnicas de todas as partes, ficou determinado pelo governador que o Conselho de Gestão do Governo trate dos assuntos das IES com as necessárias excepcionalidades previstas em lei e que resolva com, a maior brevidade possível, a questão da reposição de pessoal. A Secretaria de Administração e Previdência ficou incumbida por Richa de encaminhar as questões na próxima reunião do Conselho de Gestão, a ser realizada amanhã (25).

Para o presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona, a reunião foi extremamente produtiva e importante, pois permitiu evidenciar ao governador que, sem as devidas excepcionalidades, as IES não conseguirão conduzir as atividades até o final do ano. Convencido disso, o governador determinou as providências necessárias.