Estudantes em mobilidade nacional pela Abruem encerram atividades no Campus Irati

O final de um semestre letivo, além de um momento de descanso e reflexão sobre o desempenho acadêmico, para muitos alunos também significa o fim de um ciclo. É o caso das amazonenses, estudantes de Engenharia Florestal, Raissa Mota e Rubia Ribeiro. Depois de seis meses de mobilidade nacional no campus de Irati da Unicentro pelo programa da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), elas retornam à sua instituição de origem, a Universidade Estadual do Amazonas.

Depois de um semestre na Unicentro pelo Programa de Mobilidade Nacional da Abruem, estudantes voltam à UEA (Foto: Raphael Gierez)

Segundo Rubia, o que as motivou a fazer a mobilidade foi a qualidade da formação oferecida pela Unicentro e, também, a experiência de vida. “Venho de uma instituição que tem sérios problemas de estrutura e qualidade de ensino. Por isso, optei por esse deslocamento, para ter uma melhora na minha formação”, comenta a intercambista, que considera muito proveitoso do ponto de vista acadêmico os seis meses que passou na Unicentro.

Ações de intercâmbio acadêmico são comuns para universitários. Entretanto, a mobilidade nacional ainda é pouco conhecida e praticada. O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro é o setor responsável pelas mobilidades nacional e internacional presta todo apoio aos alunos interessados no intercâmbio entre universidades, tanto dentro quanto fora do país.

A assessora do ERI Carolina Filipaki Carvalho comenta sobre o que o aluno deve fazer caso deseje realizar uma mobilidade no país. “O estudante tem que, em primeiro lugar, estar atento aos editais que as universidades abrem, ofertando vagas. Outro caminho é entrar em contato direto com a universidade para onde deseja ir e, com o apoio do ERI, traçar uma estratégia para que isso se torne realidade”, explica.

Despedida das estudantes teve conversa com o vice-diretor do Campus de Irati, professor Erivelton Fon tana de Laat (Foto: Raphael Gierez)

A vinda das amazonenses foi possibilitada por edital da Abruem, e, segundo Raissa, elas aproveitaram ao máximo o tempo que aqui passaram e levarão com carinho a receptividade da comunidade de Irati. “Os alunos e profissionais são excelentes pessoas. Então, isso contribuiu muito, essa hospitalidade e vontade de toda Unicentro de nos ajudar”.

O vice-diretor do campus de Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, comenta que a Unicentro está de portas abertas para quem deseja fazer o deslocamento nacional e destaca como a experiência obtida nesses meses de mobilidade de Raissa e Rubia será algo muito importante para elas no retorno ao Amazonas e à universidade de oriegm. “Ações de mobilidade são de muito valor para todos. Primeiramente, para o aluno que toma conhecimento de novas práticas de aprendizado; além do ganho pessoal de conhecer outra realidade e cultura; e a própria universidade, que pode aproveitar esse tempo para estreitar laços com outras instituições e conhecer como funciona a educação superior nos outros estados através dos relatos das intercambistas”, conclui.