Adiada Audiência Pública sobre implantação do curso de Medicina na Unicentro

A Audiência Pública para discutir as possibilidades e as implicações de uma possível implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) não vai mais ocorrer nesse mês de junho. O debate proposto pela Câmara de Vereadores de Guarapuava, previamente agendado para essa quinta-feira, dia 22, foi adiado, possivelmente, para o mês de agosto, mas ainda sem uma data definida. “Estamos procurando acertar a agenda do Legislativo e do Executivo Municipais e da própria Universidade”, contou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona.
A decisão pelo adiamento foi tomada, conjuntamente, pela administração da Universidade e pela presidência da Câmara de Vereadores de Guarapuava. “Optamos por protelar a realização da Audiência Pública para que tenhamos mais tempo para a articulação política, divulgação social e, também, para a preparação do debate em sim”, detalhou Bona.

Sessão da Câmara de Vereadores de Guarapuava que contou com a participação do reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. Na ocasião, ele tratou dos trâmites e das necessidades para a implantação do curso de Medicina (Foto: Coorc)

A Unicentro, desde o final do mês de abril, quando participou de uma sessão na Câmara de Vereadores, visando prestar esclarecimentos sobre como estaria o processo para a implantação do curso, seguindo a proposta do convite realizado pela vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas, vem realizando visitas às cidades das regiões de atuação da Universidade. Em cada uma delas, promove discussões, semelhantes à de Guarapuava, nos Legislativos Municipais e, também, visita os prefeitos. O objetivo é convidar a comunidade de toda a região a participar da Audiência Pública, ao mesmo tempo em que apresenta as questões relativas à oferta de Medicina pela Instituição.
Assim, é detalhada a tramitação interna do projeto na Unicentro – desde a formação da Comissão, que contou com a participação de médicos de Guarapuava e da região, passando pelas discussões, até a aprovação do mesmo pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); de Administração (CAD); e de Universitário (COU). Também é esclarecido que, atualmente, o processo está na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), aguardando sinalização positiva por parte do governador Beto Richa para que ele passe a tramitar internamente dentro das instância de Governo. Se aprovado pelo governador, ele deverá seguir, ainda, para parecer do Conselho Nacional de Saúde e para o Conselho Estadual de Educação.
“Acima de tudo, estamos buscando deixar muito claro que, para a implantação e funcionamento do curso de Medicina, o Ato de Autorização deve vir acompanhado de outras autorizações, como a necessária liberação para a contratação de pessoal e de aporte de recursos de custeio no orçamento geral da Universidade. Sem isso, a Unicentro, com a sua realidade atual, não tem condições de dar início ao funcionamento desse curso. Reiteramos, portanto, que é preciso que a autorização para o curso trate também dessa necessidade adicional relativa a todo e qualquer recurso necessário ao funcionamento da oferta em Medicina”, reforçou Aldo.
Assim que a nova data para a realização da Audiência Pública for definida, ela será divulgada no site da Unicentro.