Fazenda Escola realiza Dia de Campo

Diretor da Fazenda Escola (Fazesc), Marcelo Cruz Mendes.

Diretor da Fazenda Escola (Fazesc), Marcelo Cruz Mendes. (Foto: Márcio Nei)

Promover a troca de informações e experiências entre pesquisadores, acadêmicos e produtores da região de Guarapuava. Esse foi um dos objetivos do 1º Dia de Campo da Fazenda Escola, promovido pela Unicentro e pela empresa Dupont do Brasil, que é referência em produtos agrícolas. “É papel da universidade tentar, da melhor forma, estreitar laços dos acadêmicos com produtores e com técnicos que agem na região. É muito importante que existam essas oportunidades de interação e que eles possam vivenciar uma possibilidade do que será, um dia, a prática como profissionais a campo”, disse o diretor da Fazenda Escola (Fazesc), Marcelo Cruz Mendes.

Fazenda Escola já apresenta resultados positivos.

Fazenda Escola já apresenta resultados positivos. (Foto: Márcio Nei)

O evento foi realizado durante a tarde da última quarta-feira (6), na área didático-demonstrativa da Fazesc. Atualmente, o espaço conta com duas áreas. Uma delas é destinada a horticultura, com canteiros de abóbora e de tomate. A outra é voltada ao plantio de soja, que foi o foco dessa primeira edição. Por isso, a programação contou com três palestras, que promoveram o acesso às pesquisas com cultivares já existentes e também às novidades a serem lançadas no mercado da região. Outro assunto foi o manejo da ferrugem asiática na cultura do grão.

Para o produtor André Moss, o dia de campo foi uma oportunidade para ter acesso a conhecimentos que podem garantir o sucesso da colheita. “Assim conseguimos evitar de cometer alguns erros no campo, que podem tirar todo o lucro que o produtor tem. É melhor que a pesquisa ensine como não agir de forma errônea e possa otimizar os trabalhos no campo. Hoje, a ferrugem asiática é uma das principais preocupações do produtor de soja, por isso, é importante que saibamos manejar, principalmente, visando reduzir custos”, afirmou.

Dia de Campo da Fazenda Escola reuniu docentes, estudantes, técnicos e produtores. (Foto: Márcio Nei)

O 1º Dia de Campo da Fazesc foi uma oportunidade de troca de experiências também para aqueles que ainda estão em formação na universidade. Graduandos, mestrandos e doutorandos puderam ampliar o contato com pesquisadores, produtores e com as novidades em termos de tecnologias e possibilidades de melhorias nas propriedades. Conteúdo importante, que poderá ser aplicado quando ingressarem no mercado de trabalho. “Eu acho que isso é um grande avanço no que diz respeito ao aprendizado. Você consegue aliar o conhecimento teórico ao conhecimento prático e adquirir mais confiança na hora de recomendar alguma coisa para o produtor, para que ele obtenha bons resultados”, destacou Kathia Szeuczuk, mestranda em Agronomia na Unicentro.

A Fazenda Escola foi instalada nas áreas do Instituto Agronômico do Paraná, o Iapar, após um termo de cessão assinado no ano passado. A realização desse primeiro dia de campo mostra que a parceria deu certo e já está gerando resultados positivos. Em breve, novas atividades começarão a ser desenvolvidas no local. “É um dia histórico. Significa o primeiro resultado de um sonho antigo, que se tornou possível a partir de uma parceria com o Iapar, a quem somos eternamente gratos, pela cessão desse espaço, e a partir da parceria e do apoio de muitos órgãos, tanto da gestão pública da região quanto da iniciativa privada. Nosso sonho vive hoje mais um passo em direção a sua realização”, finalizou o reitor Aldo Nelson Bona.