Últimos dias para solicitar isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2015

As solicitações para isenção da taxa de inscrição do Vestibular de 2015, que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, estão disponíveis nos protocolos da universidade e também no site. Para oficializar o requerimento é necessário anexar e autenticar uma série de documentos para entregar no protocolo da instituição. As inscrições podem ser feitas até dia 14 de agosto.

Conforme a diretora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Coorps), Maria Aparecida Mores Pinto, o perfil dos candidatos são aqueles que “já concluíram ou estão no último ano do Ensino Médio, mas que frequentaram apenas estabelecimentos de ensino público, escolas particulares não pode. E também que nunca tenham frequentado o curso superior, nem matricula trancada, nem concluído algum curso”, explica.

Os pedidos de isenção serão analisados pela Comissão Especial de Isenção de Pagamento de Taxa de Vestibular. A comissão pode recorrer a entrevistas e/ou visitas a domicílio para comprovar as informações apresentadas pelos candidatos. “Conforme o número de pedidos nós reunimos uma comissão especial para análise desses requerimentos, aí é feito o cálculo da renda e nós isentamos os 150 que apresentam renda menor”, afirma Maria.

Ainda segundo a diretora, devido a falta de conhecimento sobre o benefício da isenção da taxa, o número de inscritos diminuiu nas últimas edições do vestibular, sendo que muitas vezes até sobram vagas. “Não sei se por falta de conhecimento ou as vezes por causa da relação de documentos que deve ser anexado, mas todos os documentos ali são necessários pra realizar o cálculo. Pedimos que esse documento seja autenticado, mas essa autenticação não precisa necessariamente ser feita em cartório, o interessado trazendo o original junto com a fotocópia, essa autenticação é feita nos protocolos mesmo, sem nenhum custo”, finaliza.

Já que este ano os vestibulares de inverno e verão serão unificados e o vestibular da Unicentro é um dos primeiros entre as Universidades Estaduais do Paraná, a expectativa é que o número de interessados na isenção da taxa seja maior que nos outros anos.

O resultado será divulgado até o dia 4 de setembro, um pouco antes da abertura das inscrições do vestibular, que iniciam dia 8. Os documentos necessários para a inscrição podem ser consultados através do site unicentro.br/vestibular.