Pelo quarto ano, Unicentro realiza assessoria de imprensa da Expogua

A cobertura jornalística se dá através de fotos, vídeos e matérias sobre a Expogua.

A cobertura jornalística se dá através de fotos, vídeos e matérias sobre os atrativos da Expogua.

O sucesso da parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Sociedade Rural de Guarapuava possibilitou que, mais uma vez, a Unicentro estivesse à frente da produção jornalística da exposição-feira de Guarapuava. Na 40ª edição da Expogua, a equipe de comunicação da universidade novamente está realizando a cobertura de todos os eventos que integram a programação, desde as atividades culturais e artísticas até os eventos agropecuários.

A Unicentro já realiza a assessoria da Expogua há alguns anos, onde em um primeiro momento atuou por meio de um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social. Mas a partir de 2011, a cobertura jornalística foi assumida institucionalmente pela universidade e passou a ser realizada pelos estagiários, professores e agentes universitários da Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) da instituição.

Para que todos os detalhes da maior feira agropecuária e industrial de Guarapuava e região sejam divulgados, neste ano, uma equipe de 14 profissionais acompanha as atividades no Parque Lacerda Werneck, nos dez dias de Expogua. A diretora de comunicação da Unicentro, Ariane Pereira, explica que a divulgação de material se dá por diversos meios. “Durante toda a Expogua nosso pessoal se reveza na assessoria de imprensa da feira, produzindo releases, materiais de TV, algum material de rádio, tudo isso referente à programação, ao que está acontecendo na Expogua e também assuntos de interesse da comunidade ligados à feira, por exemplo, a questão da diversão para as crianças, a questão dos shows, as atrações de modo geral. Já mais ligado à questão do negócio, o pavilhão de exposições da indústria e comércio, a venda de maquinário agrícola. Então, tudo que é realizado, tudo que faz parte da programação da Expogua, a gente faz a cobertura jornalística, que se dá através de fotos, vídeos e matérias que são publicadas em sites”.

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, essa é uma parceria de grande valor para a instituição, que aproxima o seu trabalho da comunidade. “A Unicentro faz toda a cobertura jornalística da Expogua e, ao mesmo tempo, propicia aos nossos estudantes a oportunidade prática da atuação em campo de trabalho. A atuação conjunta da nossa universidade com a Sociedade Rural também é uma possibilidade de cumprir, de alguma maneira, o papel da instituição de inserção na sociedade”, declarou.

O presidente da Sociedade Rural, Denílson Baitala, reforçou que a parceria é de ganho mútuo para as instituições envolvidas. “Há quatro anos, quando nós assumimos a Sociedade Rural, nós estamos com a Unicentro na assessoria. Pra gente é de grande valia essa cooperação, é uma gratificação importante, além de termos uma cobertura ótima dentro do parque. Sabemos também que estamos beneficiando os alunos, o que mostra que é um convênio que deu certo, é uma parceria vitoriosa”, destacou Denílson.

Institucionalmente, a Unicentro se apresenta na feira com um estande no pavilhão da Indústria e Comércio, onde divulga à comunidade o trabalho realizado em todos os setores universitários.