Inscrições abertas para programas de extensão

A Diretoria de Extensão (Direx) da Unicentro está com inscrições abertas para a seleção de bolsas fornecidas pela Fundação Araucária, por meio do Programa Institucional de Apoio a Inclusão Social-Pesquisa e Extensão (Pibis) e do Programa de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex). As bolsas são concedidas aos professores, que concorrem inscrevendo seus projetos pelo Sistema de Gestão Universitária (SGU). Ao todo, são cerca de 140 bolsas para o Pibis e 24 para o Pibex.

O professor selecionado deve escolher um aluno para destinar a bolsa no valor de R$ 400, como explica a diretora de extensão, Elaine Maria dos Santos. “O professor se inscreve com a produção científica, cultural e tecnológica dele e seleciona o bolsista”. A diretora conta que, na bolsa destinada ao Pibex, qualquer aluno pode concorrer, já a bolsa do Pibis é destinada apenas aos alunos que declararam estudar em escola pública durante todo o período escolar, até a entrada na universidade. “O principal objetivo dos programas é incentivar os alunos a irem além do ensino em sala de aula, abrangendo novos campos voltados à pesquisa”, destaca.

Na seleção dos projetos, o comitê organizador da Direx avalia o currículo Lattes de cada professor, bem como a produção científica anexada na inscrição. O professor do Departamento de Agronomia do campus Cedeteg, Juliano Vilela Resende, foi um dos selecionados para a bolsa do Programa Institucional de Bolsas Extensionistas (Piae), através do seu projeto sobre “A produção de Mudas de Hortaliças para a Feira Agroecológica”. Ele acredita que por meio desses projetos a universidade atinge o seu objetivo de pesquisa, ensino e extensão. “O professor vai orientar, mas quem vai a campo fazer a pesquisa atingindo a extensão, indo além da sala de aula é o aluno”, comenta.

As inscrições seguem abertas até o dia 4 de agosto, somente pelo Sistema de Gestão Universitária, no site da Unicentro.