Unati completa 15 anos

Há 15 anos, a Unicentro desenvolveu um projeto que chamava de volta pra universidade um grupo de pessoas bem diferente do corriqueiro dentro dessas instituições: a terceira idade. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos com atividades cognitivas e físicas, nasceu a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

A Unati oferece atividades como dança, tai-chi-chuan, hidroginática, jogos esportivos e de tabuleiro, canto e teatro, que ajudam o idoso a se manter saudável fisicamente, além de aulas de línguas estrangeiras, informática, português e história, que estimulam o cérebro a continuar em plenas funções. Os unatianos também recebem acompanhamento nutricional e de saúde realizados pelos acadêmicos dos cursos da Unicentro.

A aluna Maria Ondina Borgo, de 71 anos, participa da Unati há cinco anos e é um dos exemplos de que voltar à universidade traz muitos benefícios. “Faz bem pra saúde as atividades tanto teóricas como as práticas. Isso faz bem para alma, faz bem pro corpo”, comenta.

Os professores da Unati, como a instrutora de dança, Shauane Fornaciari Silva, também percebem cada avanço das turmas. “Eu vejo uma melhora no bem-estar físico, psíquico e no social, porque eles melhoram coordenação, o psíquico também por guardar coreografias, e no social onde estão interagindo com os colegas”, opina.
De acordo com a coordenadora da Unati, Maria Regina Vargas, a Unati possibilita que a Unicentro seja um lugar onde a comunidade acadêmica pode aprender mas também pode contar com a experiência dos que já sabem muita coisa. “Os alunos da graduação acabam aprendendo com o idoso e ensinando aquilo que estão aprendendo nos seus cursos”, declara.

Os unatianos também se sentem entusiasmados com a ideia de serem universitários novamente, como a aluna Sandra Weissbock. “Eu sou uma pessoa que vivo de novo esse espírito universitário porque para mim é tão bom chegar aqui com os cadernos e passar pelos garotos mais novos estudando e eu também”, comenta entre risos.
Qualquer pessoa com idade superior aos 55 anos que se interessar por esse serviço mas ainda não aproveitou a oportunidade de voltar para a universidade, pode procurar a secretaria da Unati e se matricular nas atividades que preferir. Mais informações pelo telefone (42) 3621 1300.