Universidade de Kielce e Unicentro estudam parcerias

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro trabalha para estabelecer convênios que visam o intercâmbio de conhecimento entre professores e alunos da instituição com universidades estrangeiras. O ERI de Irati recebeu a visita do reitor da Universidade Tecnológica de Kielce, da Polônia, professor Stanislaw Adamczack, e do chefe de Relações Internacionais, Ryszard Maj, que apresentaram uma proposta de convênio entre as instituições.

O diretor do campus Irati, Edelcio Stroparo ressalta que a iniciativa partiu da universidade polonesa. “É importante o fato dessa universidade ter procurado a Unicentro e não outras instituições, justamente porque na nossa região se concentra a maior colônia polonesa do estado do Paraná, e acredito, do Brasil. Eles têm grande interesse em conveniar conosco já que boa parte da nossa população tem suas raízes étnicas e culturais na Polônia. Isso é um reconhecimento institucional por um lado e cultural de outra parte, na medida em que podemos de alguma forma permitir que pessoas da nossa comunidade busquem suas raízes”, destaca.

Segundo Stroparo, a Universidade de Kielce prima pelo setor tecnológico, mas também está interessada na área de formação de docentes e aberta a pesquisas futuras em outros campos. “Em relação aos professores, o campo fica aberto já que a pesquisa não respeita áreas de conhecimento e de formação, ela se dá na medida em que os professores se interessem e se especializem em temas específicos independente da sua área de formação”, acrescenta.

O chefe do ERI em Irati, professor Ancelmo Schörner, explica que a parceria com a Universidade de Kielce já está na fase de tramitação do convênio, através da discussão em conjunto dos termos aditivos. A Unicentro deve fazer no mês de maio uma visita a Polônia para conhecer a universidade.

“O objetivo é que este convênio esteja formalizado até agosto, porque a intenção dos poloneses é neste mês vir com uma comitiva maior de professores para apresentar para toda a comunidade a Universidade de Kielce e desenvolver melhor atividades como discussão de projetos de pesquisa, possibilidades de intercâmbio, em suma, trazer efetivamente para o nosso conhecimento a universidade. Assim, quando tiverem início os semestres letivos lá na Polônia, já poderemos estar trabalhando com o intercâmbio de professores ou de alunos entre a Unicentro e a Universidade de Kielce”, encerra Schörner.

Divisão de Comunicação Social – Unicentro, campus Irati.