Projeto Renault já está em funcionamento na Unicentro

Intitulado “Programa de Bolsas Renault/Fundação Araucária da Unicentro”, o projeto coordenado pelo diretor de Pesquisa da universidade, Ricardo Miyahara, é fruto de aprovação em chamada pública realizada pela Fundação Araucária, em parceria com a Renault do Brasil. O objetivo é incentivar o aprendizado de estudantes das instituições de ensino superior e de pesquisa em práticas diferenciadas relacionadas à industria automobilística e contribuir na formação de futuros profissionais.

O orientador do projeto pela Unicentro, Marcio Fernandes, explica que a universidade atuará em duas áreas. “Eram oito eixos e a Unicentro resolveu concorrer no seguimento de ‘Segurança veicular’ , melhorias no seguimento veicular e melhorias no que a Renault chama de qualidade percebida, notadamente, aquelas centrais multimídias que tem nos carros hoje, navegação com GPS, Bluetooth, sistemas de USB e assim por diante. A Unicentro acabou concorrendo e foi uma das três únicas universidades do Paraná a ser selecionadas pela Renault e pela fundação”, confirmou.

Para a universidade foram cedidas quatro bolsas no valor de R$ 1.500 cada. Dentre os alunos selecionados para o projeto, que tem prazo de duração prevista de 12 meses, estão acadêmicos de Jornalismo, Publicidade e Propagando e Física. Nesse primeiro momento, o trabalho da equipe será em, um prazo de três meses, entregar uma proposta inovadora tanto no ponto de vista visual quanto de discurso dos manuais do condutor. “Uma das intenções da Renault é melhorar a qualidade gráfica e também a qualidade dos textos dos manuais do condutor, porque quando o sujeito compra o carro vem lá um material expeço, detalhado, mas que em geral não contem desenhos atrativos e as legendas não são tão legíveis”, ressalvou o orientador.

Caio Budel é aluno do quarto ano de jornalismo e foi um dos selecionados para o projeto. Desde o início ele se sentiu motivado a participar pelo tamanho da oportunidade em aliar estudos e oportunidade de trabalho. “Eu decidi participar porque eu vi uma oportunidade de acoplar estudo junto com uma possibilidade de emprego em uma multinacional, mesmo que a titulo de estágio, inicialmente”, conclui.