Unicentro assina termo de cooperação com a Universidad Nacional de Canindeyú

A reunião contou com a presença de membros das universidades e autoridades dos dois países.

No 1º Encontro entre as Instituições de Ensino Superior vinculadas à Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e as Instituições de Ensino Superior vinculadas à Associação das Universidades Públicas do Paraguai (UPP), realizado em Ciudad Del Leste (Paraguai), em 26 de junho, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, manifestou a intenção da instituição em promover sua primeira Missão Internacional de Extensão junto a uma universidade paraguaia.

Dentre as universidades interessadas em receber esta missão, a partir de então estreitaram-se os contatos entre a Unicentro e a Universidad Nacional de Canindeyú (Unican), situada na cidade de Salto Del Guairá. Após estabelecimento de algumas áreas prioritárias para aprofundar as discussões sobre a estruturação desta missão – produção leiteira e conservação de florestas –, no último dia 4 de agosto foi realizada uma reunião, em Salto Del Guairá.

Nesta reunião, além da comitiva da Unicentro, constituída pelo reitor e por representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e do Centro Mesorregional do Leite, também participaram dirigentes, docentes, funcionários e estudantes da Unican, bem como autoridades políticas locais – o Governador do Departamento do Canindeyú, prefeitos e vereadores dos municípios pertencentes ao Departamento do Canindeyú –, o cônsul do Brasil no Paraguai, o cônsul do Paraguai no Brasil, e ainda produtores do sistema agrosilvopastoril local.

Por ocasião desta reunião, na qual a Unicentro efetuou uma apresentação institucional e de algumas de suas experiências extensionistas na área do leite e de florestas, o reitor da Unican, Mariano Adolfo Pacher Morel, através do Conselho Universitário emitiu Resolução nº 94/2014. Já o Departamento do Canindeyú, por meio do Governador Alfonso Noria Duarte, emitiu Resolução declarando o interesse público do Departamento do Canindeyú, quanto à visita da Unicentro à Unican para debater cooperação na área do leite e de florestas.

Enquanto resultados desta visita e reunião, a Unicentro e a Unican firmaram um termo de convênio de ampla cooperação técnica, científica, administrativa, cultural, social e desportiva, assim foi estabelecido que no próximo mês de setembro acontecerá uma nova visita de comitiva da Unicentro à Unican para junto ao um grupo de representantes locais – tanto da Unican quanto do sistema produtivo – para obter informações para um diagnóstico da realidade e potencialidade local para desenvolvimento das ações. Na sequência, e com base neste diagnóstico, em conjunto as equipes elaborarão um plano de trabalho, com o qual a expectativa é a produção compartilhada de conhecimento, e pela interação com a comunidade local, desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda.