Dissertação defendida na Unicentro recebe prêmio no V Congresso Internacional do Profnit

Analisar a Legislação Municipal de Inovação de Guarapuava e promover uma comparação com a Lei de Inovação Federal e, também, com o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, trazendo novas ideias e mudanças. Esse foi o objetivo da dissertação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Profnit/Unicentro, Luana Esteche, que defendeu seu trabalho em 2019. Agora em 2021, ela conquistou a Comenda de Mérito Científico e Tecnológico, honraria distribuída pelo Programa durante o V Congresso Internacional do Profnit.

A advogada conta que a ideia da dissertação surgiu devido a necessidade de atualizações e alterações na lei de Inovação de Guarapuava, em vigor desde de 2013. “Neste estudo, eu tinha como objetivo verificar todas as discrepâncias, contradições e omissões da Lei de Inovação de Guarapuava e, posteriormente, estar fazendo uma proposta, um projeto de alteração dessa legislação. Para realizar esse trabalho, eu iniciei fazendo o mapeamento de todas as legislações de inovação no Estado do Paraná e, depois, uma comparação para ver quais delas estavam de acordo com o Marco Legal de Ciência e Tecnologia, com a Lei 13243/2016 e, posteriormente, fiz uma análise específica da legislação de Guarapuava”.

Antes mesmo da indicação, a mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia já havia conquistado bons resultados, isso porque sua dissertação integrou o texto final da nova Lei de Inovação de Guarapuava. “Como resultado do trabalho, foi feito uma proposta de alteração da Lei Municipal 41/2013, em parceria com a minha co-orientadora, a doutora Claudia Crisostimo, diretora de Propriedade Intelectual e da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro. Nós encaminhamos esse trabalho para o comitê gestor, o qual posteriormente realizada as discussões e alterações que eles achavam necessárias, o meu trabalho integrou o texto final da nova Lei de Inovação do município de Guarapuava, a Lei 95/2018”, relata.

Luana ainda enfatiza a surpresa em ser indicada como um dos destaques do Programa de Pós-Graduação, mesmo tendo concluído o mestrado em 2019. “Foi uma surpresa muito grande meu trabalho ser convidado para apresentar no ProspeCT&I. Até porque o ProspeCT&I é um congresso que todo o acadêmico do mestrado do Profnit sonha em submeter um trabalho, ser aprovado para apresentar e quem dirá, então, ser convidado, sem estar submetendo seu trabalho, ser convidado para apresentar a sua conclusão da dissertação e ainda ganhar esse honraria no final. Então, nossa, para mim foi uma satisfação enorme”, afirma a egressa da Unicentro.

Para o professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação e orientador de Luana, Paulo Rogério Pinto Rodrigues, o reconhecimento da pesquisa revela que é cada vez maior o olhar sobre projetos inovadores. “Para nós, é de uma relevância muito grande esse impacto provocado pelo congresso internacional e, principalmente, pelo reconhecimento desta pesquisa, pois ela é um pesquisa aplicada, de inovação onde as ferramentas da inovação são geradas em prol de um município. Então, isso é engrandecedor, muito grande mesmo”.

Além disso, o docente destaca a relevância do Programa de Pós-Graduação no desenvolvimento de ferramentas que fomentem a inovação e a importância da disseminação de pesquisas produzidas dentro de instituições públicas. “Para o Programa Profnit, principalmente a base da Unicentro, que nós somos uma das três Universidades Estaduais que contém o Programa de Inovação Tecnológica do Profnit é muito importante, e mostra para alunos e egressos que nós temos tudo para desenvolver com grandes ferramentas, não somente um programa profissional, mas um programa de mestrado stricto sensu, de reconhecimento nacional, e hoje internacional também”, finaliza.