Guarapuava recebe unidade de resgate aéreo

Guarapuava recebe unidade de resgate aéreo

O comandante do Graer, Orlando Artur da Costa, afirmou que a base aérea estará presente em ações de três áreas: policial, corpo de bombeiros e defesa civil.

O comandante Orlando Artur da Costa afirmou que a base aérea vai atuar em três áreas: policial, corpo de bombeiros e defesa civil.

Na última quinta-feira (26), o aeroporto Tancredo Thomaz Faria passou a sediar a nova base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A partir de agora, a população de Guarapuava e região terá a sua disposição uma aeronave 24h de plantão, além de quatro militares estaduais para atuar em situações emergenciais.

De acordo com o comandante do Graer, Orlando Artur da Costa, a base aérea estará presente em ações de três áreas: policial, corpo de bombeiros e defesa civil. “Nas ações policiais ele vai atender toda população num raio de 100 km, a partir de Guarapuava, em torno de 42 municípios, beneficiando cerca de 1 milhão e 200 mil habitantes. Nos casos de salvamento de pessoas que necessitam de transporte de primeiros socorros, órgãos para transplante e trabalhos de urgência também, além de atuar em missões de segurança pública, como ocorreu nas últimas semanas, quando todo o centro-sul e sudoeste do estado foram afetados pelas cheias do rio Iguaçu, onde o helicóptero foi essencial”, afirmou.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes diversas autoridades do governo, como o governador do estado, Beto Richa; o deputado federal Cezar Silvestri e o prefeito municipal Cezar Silvestri Filho. A unidade de Guarapuava é a terceira base descentralizada no estado. Curitiba e Londrina já foram contempladas com a ação e o bom funcionamento firmou boas expectativas para o governador Beto Richa, quanto à atuação em nosso munícipio. “O helicóptero que mandamos para Londrina a cerca de um ano já promoveu segundo o próprio major Sanches, que ficará cuidando deste helicóptero em Guarapuava, 300 salvamentos em um ano, praticamente uma vida salva em cada dia de operação deste helicóptero”, relatou.

O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, também esteve presente na inauguração e parabenizou a ação que trará melhorias para toda a região. “Se há um conjunto de ações que eventualmente a sociedade avalia como ações não positivas ou como ações dignas de crítica, nós também não podemos deixar de reconhecer as ações dignas de reconhecimento como é o caso deste esforço que o governo do estado vem fazendo de instalar os grupos de resgate aéreo nas regiões do estado, de maneira tal que se possa atender a população em situações emergenciais”, declarou.

Deixe um comentário