Unicentro integra rede estadual de capacitação de conselheiros tutelares

As discussões sobre a necessidade de capacitar profissionais e conselheiros tutelares que trabalham pela garantia de direitos de crianças e adolescentes no estado do Paraná vem sendo tema recorrente nos últimos anos. Uma das formas encontradas para promover esse treinamento é o projeto “Capacitação Permanente na Área da Infância e Adolescência”, que foi tema de discussões on-line com a participação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná; da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; e das sete universidades estaduais.

Na Unicentro, o projeto é coordenado pela professora Cristiane Sonego, do Departamento de Serviço Social. Ela explica que os debates objetivaram estabelecer as formas como serão propostos os cursos de formação. “Ela faz parte das discussões do curso de capacitação de conselheiros tutelares e conselheiros de direitos da criança e do adolescente do estado do Paraná. É uma proposta da Escola de Conselhos do Estado, que tem sido desenvolvida há mais de 15 anos aqui no estado, especialmente pela intervenção das instituições de ensino superior, que realizam os trabalhos nos municípios e regiões”.

Para o projeto foram deliberados mais de 4 milhões de reais pelo governo do estado. Valor que será destinado a capacitação de mais de 2.000 conselheiros dos 399 municípios do estado. O montante será dividido entre as universidades estaduais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações. Para a Unicentro, serão destinados cerca de 600 mil reais, que servirão para o atendimento dos 49 municípios das regionais de Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Irati e Guarapuava. “As universidades estaduais são responsáveis pela execução da proposta da capacitação. A participação da Unicentro, que hoje é representada pelo Departamento de Serviço Social, é um compromisso assumido com a área da criança e do adolescente”, complementa a docente.

Cristiane ainda destaca a relevância do projeto para a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. A professora ressalta, também, a importância da participação da Unicentro em serviços que visam o compromisso social com todos os municípios que serão contemplados com a capacitação dos profissionais. “Pela capacitação, nós podemos nos aproximar dos profissionais que fazem parte do sistema de garantias dos direitos nos diferentes municípios. E, também, nós podemos promover, através desse trabalho, reflexões junto a esses sujeitos sobre a proteção integral das crianças, dos adolescentes e das suas famílias. Isso se constitui como uma forma de contribuir para que as políticas na área sejam pensadas, construídas e desenvolvidas a favor dos direitos desses sujeitos”, encerra.