Rotinas Institucionais é tema de capacitação para novos chefes de departamento

A cada dois anos, os departamentos pedagógicos da Unicentro têm uma nova gestão. Março de 2021 marcou a troca desses chefes e vice-chefes. Por isso, visando auxiliar os professores que tomaram posse e assumiram esses cargos, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos está promovendo, de forma remota, o Encontro sobre Rotinas Institucionais. Com a participação de membros das demais pró-reitorias e das coordenadorias, a agenda, que faz parte do Provars, que é o Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores da Unicentro, tem como objetivo orientar os novos gestores sobre as atividades administrativas e pedagógicas que eles passam a desempenhar.

O Provars é um programa de extensão coordenado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos que abrange uma série de ações voltadas para os aspectos técnicos – como cursos, palestras e mesas de discussão, que são ofertadas para agentes e docentes, também para estagiários da universidade. Ele compreende, ainda, algumas agendas relacionadas à qualidade de vida dos servidores da universidade. Dentro desta área de assuntos técnicos é que se enquadra o Encontro Sobre Rotinas Institucionais”, explica o pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Ferras.

A capacitação conta com cinco encontros e reúne os gestores dos 39 departamentos pedagógicos lotados nos três campi universitários da Unicentro Cedeteg, Irati e Santa Cruz. Para o professor Marcos Aurélio Larson, empossado chefe do Departamento de Ciências Contábeis para o biênio 2021/23, o treinamento é um espaço importante para a interação das unidades administrativas e dos setores pedagógicos da universidade. “Esse espaço de troca de informações sempre é muito produtivo. A gente não apenas levar as informações do administrativo, mas também colher percepções, feedbacks, das nossas chefias departamentais. Então, eu diria que essa, talvez, seja uma das importâncias do evento: a possibilidade de ter esse espaço de interação e troca de informações”, avalia. Marcos ainda ressalta que o evento é uma oportunidade para a otimização das rotinas departamentais, de forma que os processos possam tramitar de forma mais célere, com menos erros e com documentos mais completos.