Campus Cedeteg substitui mais de 5 mil lâmpadas incandescentes por outras de LED

O campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve toda sua rede de iluminação interna e externa substituída por luminárias de LED. Em três semanas, uma verdadeira operação logística foi montada para a troca de mais de 5 mil lâmpadas, em 101 blocos e edificações, além de focos de iluminação em refletores e postes externos. A ação foi possível graças à uma parceria com o Grupo Energisa, concessionária do setor elétrico que atua em Guarapuava.

Pela primeira vez, o campus foi contemplado no Programa de Eficiência Energética (PEE), que realiza a troca de equipamentos por outros mais econômicos em instituições e órgãos localizados na área de concessão da Energisa. O investimento total foi no valor de R$ 264.693,85. Para consumidores sem fins lucrativos, como é o caso da Unicentro, o projeto é a fundo perdido. A distribuidora investe no projeto e faz a doação dos equipamentos.

No total, foram substituídas 5.463 lâmpadas (Foto: Coorc)

Segundo o gerente de eficiência energética da Energisa Soluções, Rodrigo Soares Alves Oliveira, o objetivo do programa é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. “As distribuidoras possuem o compromisso de aplicar anualmente o montante mínimo de 0,5% de sua Receita Operacional Líquida em ações que contenham o combate ao desperdício de energia elétrica. Desta forma, as distribuidoras lançam as chamadas públicas para seleção de projetos viáveis para aplicação da verba disponibilizada”, explica Rodrigo.

No Cedeteg, o plano foi posto em prática no ano de 2019, com um levantamento do número de pontos de iluminação a serem substituídos e, em 2020, após conferência, licitações e compra dos materiais, as trocas puderam ser realizadas no último mês de novembro. A empresa substituiu as lâmpadas antigas, incandescentes, por luminárias de LED, que são mais econômicas e têm uma durabilidade maior. Ao todo, foram exatamente 5.463 lâmpadas substituídas, com economia estimada de cerca de 324,64 Mwh/ano – energia suficiente para abastecer 172 casas no mesmo período. Em valores monetários, a economia estimada na conta de luz do campus é de R$171.595,83 por ano.

Para a vice-diretora do campus Cedeteg, Aline Marques Genú, que acompanhou a execução da chamada pública, além da melhora na qualidade de vida da comunidade universitária, ao proporcionar maior sustentabilidade, a redução de custos também proporcionará o investimento em mais ações do mesmo caráter.  “Esse tipo de ação ajuda a gente, que tem pouco recurso. Então, são possibilidades, viabilidades que nós temos de conseguir fazer a manutenção do campus e tornar o campus mais ecologicamente correto, porque se você melhora a eficiência, você diminui o consumo. Isso também tem a ver inclusive com as metas do plano da universidade de ser mais coerente com a parte toda ambiental”, afirma.