Internacionalização das universidades é tema de webinário nessa terça, 22

Internacionalização das universidades é tema de webinário nessa terça, 22

Por conta de pandemia de coronavírus, os cronogramas de intercâmbio de estudantes tiveram que ser reprogramados e adiados para quando for seguro viajar para outros países. Mesmo assim, o impulsionamento da internacionalização nas universidades não parou, pois os laços institucionais continuaram se fortalecendo através de interações virtuais. Pensando nos desafios e oportunidades neste cenário, a Unicentro promove, nesta terça-feira, 22 de setembro, um webinar sobre o tema “Internacionalização das universidades em tempos de pandemia”.

A assessora do Escritório de Relações Internacionais no Campus Irati da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke, vai mediar o evento e adianta alguns objetivos da conversa online. “Nosso objetivo, ao propor esse seminário virtual, tem a ver com os desafios e as possibilidades de internacionalização neste momento de pandemia – o que pode ser feito, quais são os incentivos em termos de formalização de acordos nesse momento. Também gostaríamos de discutir algumas possibilidades e caminhos da internacionalização pós-pandemia e o que podemos esperar. Nós cremos que os nossos convidados vão aportar muitos conhecimentos neste seminário e contamos com a participação de todos”, detalha.

Uma das convidadas do seminário virtual promovido pela Unicentro é Eliane Segati Rios. Ela é coordenadora de Relações Internacionais da Uenp, que é a Universidade Estadual do Norte do Paraná, coordenadora estadual do Programa Paraná Fala Idiomas e é vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional. Eliane pretende destacar a importância das iniciativas públicas de fomento à internacionalização no âmbito estadual e nacional. “Para fortalecermos ainda mais as ações de cooperação, nós trataremos do Programa Paraná Fala Idiomas, um programa estratégico da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, juntamente com as nossas sete universidades, tem ofertado cursos de língua inglesa e língua francesa a toda a nossa comunidade universitária. Nós trataremos também da Faubai, que é a Associação Brasileira de Educação Internacional, uma associação de grande relevância no cenário da internacionalização que traz oportunidades a todas as nossas universidades de fortalecimento da internacionalização por meio de projetos, sessão de webinários, capacitação dos gestores da internacionalização nas nossas universidades”, discorre Eliane. 

A videoconferência da Unicentro sobre internacionalização também contará com a participação do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona. Segundo o superintendente, a internacionalização é um tema importante para manter e também elevar o nível de reconhecimento das universidades estaduais. “As fortes parcerias com instituições de outros países provocam um crescimento na capacidade da instituição de produzir ciência, de produzir tecnologia, de aprender com modelos e com perspectivas diferentes de relação com a sociedade, com os negócios, com a vida como um todo. Realizar um seminário para debater este tema da internacionalização no período da pandemia e da internacionalização no pós-pandemia é uma oportunidade de refletirmos em que medida especificamente as nossas universidades estaduais tem avançado nas políticas de internacionalização e em que medida o Estado como propositor e gestor de políticas públicas tem favorecido estes processos de internacionalização”, adianta Bona. 

Segundo a organização, também estão entre os objetivos do webinário sobre internacionalização pensar propostas de cooperação internacional com países de línguas hegemônicas e não hegemônicas e encaminhar o desenvolvimento de parcerias para o ensino de português como língua estrangeira. O bate-papo virtual terá início às 17h desta terça-feira e pode ser acompanhado pelo canal no YouTube da Coordenaria de Tecnologia e Informação da Unicentro Campus Irati, no endereço www.youtube.com/UNICENTROCOORTICampusdeIrati.

Deixe um comentário