Artigo da Unicentro é premiado pelo Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

O primeiro lugar é o trabalho intitulado Conselho Municipal de Turismo de Irati: um levantamento das ações desenvolvidas no ano de 2019, da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, de autoria de Elieti Fátima de Goveia, Vanessa Alberton e Diogo Luders Fernandes. Parabéns ao melhor artigo”. Assim, Paulo Angeli, idealizador e coordenador geral do Festival Internacional de Turismo das Cataratas, um dos mais importantes eventos nacionais do setor turístico, anunciou o reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada no âmbito do Departamento de Turismo da Unicentro.

O trabalho “Conselho Municipal de Turismo de Irati: um levantamento das ações desenvolvidas no ano de 2019” foi considerado o melhor do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que é o maior evento técnico científico da área no Brasil e ocorre em paralelo ao Festival. A pesquisa premiada foi desenvolvida pelos professores do Departamento de Turismo Elieti Goveia e Diogo Fernandes, e pela egressa do curso Vanessa Alberton. O levantamento, que aborda as ações do Conselho Municipal de Turismo de Irati no ano de 2019, concorreu com outros 29 trabalhos e ficou em primeiro lugar na categoria Artigo Científico.

Melhores pesquisas foram anunciadas em cerimônia on-line

Nós apoiamos o desenvolvimento do turismo municipal e regional, em relação a projetos, discussões relacionadas ao setor. Nós cooperamos e sensibilizamos a participação da comunidade, efetivamos ações em conjunto com o poder público, privado e sociedade”, descreve a professora Elieti, que é também presidente do Conselho Municipal de Turismo de Irati, sobre algumas das ações sob responsabilidade os conselheiros. Segundo a docente, desde a sua reativação, em 2019, o Conselho Municipal de Turismo de Irati já participou efetivamente de ações como o planejamento e a inauguração da Rota do Equilíbrio, na cachoeira do Pinho de Baixo. Outros projetos envolvem a exploração turística de outras cachoeiras da região e o plantio de flores na área urbana de Irati, por exemplo. A partir de dados neste sentido, a equipe de autores constitui o artigo vencedor do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

Para a pesquisa, conta Elieti, foram levadas em consideração e analisadas “todas as atas, documentos do Conselho em 2019, desde à reativação. Trabalhamos também com a questão das convocações, trabalhamos com itens de observação, porque nós participamos de todas as reuniões e nós analisamos o papel do Comtur de Irati como ator do desenvolvimento do turismo no município”.

O  Fórum Internacional de Turismo do Iguassu contou com a apresentação de 125 trabalhos entre artigos, resumos expandidos e relatos de experiências, submetidos por 27 instituições de 11 estados brasileiros. Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia realizada remotamente e transmitida pelo YouTube. O professor Diogo Luders Fernandes, do curso de Turismo da Unicentro, acredita que o critério que fez a diferença para a premiação do artigo sobre o Conselho Municipal foi o alinhamento com as temáticas que nortearam o 14ª Fórum Internacional de Turismo do Iguassu.

Um fator principal é que ele estava alinhado basicamente com a temática do evento, que era Turismo e Governança, e a gente trabalha dessa forma no Conselho Municipal de Turismo, nessa forma de gerir a atividade. Além da visibilidade para o Departamento de Turismo, eu acho que uma premiação como essa levanta a moral dos nossos alunos dentro do próprio Departamento e dos professores, porque é um reconhecimento do nosso trabalho. Os alunos ficam satisfeitos em terem o curso reconhecido”, avalia Diogo.

Pesquisa realizada na Unicentro concorreu com outras 125 trabalhos

Para chegar à premiação, o trabalho passou por três etapas de avaliação, incluindo notas conferidas para o trabalho escrito e para a apresentação oral. De acordo com os autores, o artigo premiado vai se transformar em capítulo de um livro organizado pelo Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, reunindo os 10 melhores trabalhos do evento. Os três autores do artigo premiado da Unicentro são conselheiros do Comtur de Irati.

Para a egressa do curso de Turismo e mestranda em Desenvolvimento Comunitário Vanessa Alberton, ser reconhecida por um texto científico de sua autoria é bastante importante para seus interesses de conquista profissionais. “É um sentimento de gratidão por ter um trabalho reconhecido e por poder contribuir para o município, para a instituição que me acolheu e me formou. Para minha carreira enquanto turismóloga, que segue a linha da pesquisa científica, esse prêmio é muito bom, agrega bastante, tem bastante importância para o currículo em si”, finaliza.