Reitoria e campus de Irati entregam materiais de prevenção ao covid-19 ao município

A reitoria da Unicentro segue com as agendas nos municípios em que a universidade mantém campus universitário ou avançado. Na tarde dessa terça-feira, 5, foi a vez de Irati. O prefeito Jorge Derbli recebeu, em seu gabinete, os professores Fábio Hernandes, reitor da Unicentro; Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor; Andrea Nogueira Dias, diretora do campus de Irati; Adriana Queiroz Silva, vice-diretora da unidade universitária; e Marcio Fernandes, diretor da Central de Relacionamentos Institucionais (Crie).

“Estivemos aqui em Irati, na Prefeitura Municipal da cidade, entregando alguns materiais no combate ao coronavírus. Então, entregamos máscaras faciais, máscaras cirúrgicas e álcool em gel e álcool glicerinado. Isso mostra a ação da Unicentro em prol do combate ao coronavírus, em prol do combate da covid-19. A Unicentro, mais uma vez, está de mãos dadas com a comunidade, mostrando a importância do ensino superior, mostrando a importância da pesquisa, mostrando a importância da extensão”, avalia o reitor da Unicentro.

A visita aos municípios busca a união das forças no combate e na prevenção do covid-19 (Foto: arquivo pessoal)

Os materiais de combate ao coronavírus entregues ao município de Irati – assim como já realizado junto as administrações municipais de Chopinzinho, Coronel Vivida e Prudentópolis – são produzidos pela própria universidade, em parceria com outras instituições públicas e privadas, ou provenientes de doações recebidas pela Unicentro e que a universidade está redistribuindo para maior efetividade no enfrentamento ao covid-19. Esse é o caso das 1.500 máscaras cirúrgicas entregues ao município. Elas são fruto de um repasse da Receita Federal, que já é parceria da Unicentro, há mais de uma década, para a transformação das bebidas alcoólicas apreendidas pelo órgão em álcool 70% nos laboratórios Agência de Inovação Tecnológica da universidade. Esse álcool, em duas versões – gel e glicerinado, também foi repassado ao município, num total de 60 frascos. Por fim, a universidade também entregou 10 escudos faciais, produzidos pelo Mutirão TEC do Bem, em Guarapuava, que tem a Unicentro como uma das parceiras.

O prefeito da cidade, Jorge Derbli, valorizou o repasse, pela Unicentro, dos equipamentos de proteção individual ao município. “Nós estamos muito contentes de ter recebido essa doação e hoje mesmo esse material já vai para os postos de saúde, para uso imediato dos profissionais de saúde, combatendo essa pandemia. Então, a gente só tem que, a população de Irati, agradecer a diretoria da Unicentro”.

Para o vice-reitor da universidade, o repasse dos chamados EPIs e do álcool tem, efetivamente, esse objetivo: unir toda a comunidade na prevenção e no combate ao coronavírus. “Fazendo com que a prevenção do covid seja algo que seja realizado em parceria com as entidades públicas – prefeitura fazendo a sua parte, o campus de Irati fazendo a sua parte, nós da reitoria também, contribuindo junto com os estudantes, com os professores, com os funcionários para que possamos minimizar os problemas que vemos hoje na nossa sociedade”, finaliza Ademir.