Campus Cedeteg tem a inauguração de duas novas estruturas

A Unicentro encerra 2019 celebrando a conquista de duas novas estruturas – o prédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e o Galpão da Fazenda Escola. As obras, de acordo com o reitor da universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza, foram possibilitadas por meio do repasse de recursos pela Unidade Gestora do Fundo Paraná, a UGF.

A universidade é um projeto em construção. Então, primeiro você tem as ideias e depois você busca recurso para transformar as ideias em um objeto, em obras, em conhecimento, em pesquisa, em formação de recursos humanos. E, nessa empreitada, a universidade tem obtido sucesso em conquistar recursos. São duas grandes obras que vão fazer o diferencial na universidade. Uma para o ensino da Pós-Graduação em Ensino de Matemática e Ciência, e outra para a Fazenda Escola, que vem dando certo, vem produzindo conhecimento e transferindo à sociedade. A universidade tem muito a agradecer aos órgãos do governo que disponibilizam esses recursos para atender essas demandas e propiciar o seu crescimento”, diz Osmar.

O prédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática foi ampliado com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná, a UGF, que é ligada à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, a Seti. Os 350 mil reais reapassados vão beneficiar, além das atividades do Programa de Pós-Graduação, os trabalhos do Lidec, que é o Laboratório de Projetos, Instrumentação e Demonstração, que desenvolve atividades junto aos estudantes da rede básica de ensino. O prédio conta com laboratórios didáticos, salas de aula e um miniauditório. De acordo com o diretor do campus Cedeteg e com a coordenadora do mestrado, respectivamente, professores Fábio Hernandes e  Ana Lúcia Crisóstimo, o espaço renovado e bem equipado deve agregar ainda mais qualidade às atividades desenvolvidas e gerar resultados positivos também para a comunidade externa.

Esse espaço, além de ser onde terão as suas atividades o Programa de Pós-Graduação, também é um espaço voltado a comunidade, haja vista que o PPGEN é um programa profissional voltado a professores da Educação Básica. Então, ali vamos ter laboratórios onde estudantes da educação básica visitarão. É um espaço voltado à comunidade também. Isso daí é bastante importante haja vista que nós precisamos dessa interação, ampliar ainda mais essa interação com a comunidade e é isso que esse novo espaço também trará para nós, para o campus Cedeteg e para Unicentro”, afirma Fábio.

Espaços foram construídos com recursos da UGF (Foto: Coorc)

Para a professora Ana, o espaço, “representa o fortalecimento do ensino e a valorização dos profissionais que procuram a Unicentro, a formação, para atuarem nas ciências naturais, matemática e áreas afins. É necessário o espírito de pertencimento para que possamos, juntos, superar as dificuldades e fazer com que esse profissional tenha conhecimento na área das tecnologias educacionais e que de uma certa maneira revolucione o ensino e contribua para o desenvolvimento regional”.

A entrega do Galpão da Fazenda Escola, a Fazesc, também foi motivo de comemoração. A obra também foi construída com recursos da ordem de 120 mil reais da UGF. O espaço, como conta o diretor do campus Cedeteg é a primeira estrutura instalada na área da Fazesc. “Nós temos hoje a nossa Fazenda Escola que é um termo de cooperação junto ao Iapar e não tínhamos nenhuma estrutura. Hoje nós entregamos o primeiro galpão. Lá nós poderemos armazenar nossos maquinários e também os insumos utilizados nos experimentos. Então, é mais um belo e grande espaço que nós estamos conquistando para os nossos estudantes de graduação e pós-graduação do campus”.

A Fazesc está instalada numa área de 30 hectares, cedida para a Unicentro pelo Iapar, que é o Instituto Agronômico do Paraná. O espaço, como destaca o diretor da Fazesc, professor Marcelo Cruz Mendes, propicia a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia e Medicina Veterinária. “Esse galpão vem consolidar um pilar muito importante que a Fazenda Escola tem trabalhado, que é o nosso tripé do ensino, da pesquisa e da extensão. Então, esse galpão vem contribuir para que a gente possa trabalhar nessas três vertentes da melhor forma possível. Então, o galpão é para, além de tudo, dar uma maior consistência, um melhor amparo para as atividades realizadas dentro da Fazenda Escola”.

De acordo com o professor Marcelo, atualmente são desenvolvidos 12 planos de trabalho na área, que contemplam estudos e experimentos voltados a culturas de inverno e de verão. O galpão deve facilitar esse trabalho já desenvolvido e a expectativa é conseguir que novas estruturas sejam instaladas no local. “É sim um marco importante para a Fazenda Escola. Esperamos que seja o primeiro de muitos outros investimentos que a universidade, a Unicentro, possa fazer dentro Fazenda Escola”, finaliza.