Programa de Pós-Graduação em Geografia firma parceria com Univerty of Thessaly

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro está completando 10 anos e, para celebrar esse marco, promoveu durante todo o 2019 várias palestras e mesas-redondas. Um dos convidados foi o professor Michail Vrachakis, da University of Thessaly, da Grécia. Durante a palestra, o docente trouxe informações gerais sobre seu país de origem, sobretudo, dados relacionados à pesquisa científica.

A vinda de Michail é para intensificar a parceira entre a Unicentro e a University of Thessaly através do projeto Erasmus, que apoia a troca de conhecimentos sobre recursos e solos. O contato do docente grego na nossa universidade é o professor Valdemir Antoneli, que também fará uma visita técnica à Grécia no próximo ano. “O projeto tem ganho para todos os lados. Para nós, professores, que a gente acaba levando as nossas pesquisas e o nome da Unicentro para outros países. E o projeto nosso prevê também o intercâmbio entre alunos, alunos da Geografia, alunos de Ciências da Natureza, enfim, para trabalhar com eles lá na Grécia”, diz Valdemir.

Durante sua estadia na Unidentro, o professor Michail Vrachakis ministrou palestra para estudantes da graduação e da pós-graduação (Foto: Coorc)

Segundo o coordenador do PPGG, professor Edivaldo Lopez Thomas, a vinda de Michail é uma demonstração da capacidade da pós-graduação captar recursos e buscar parcerias que tragam o reconhecimento para a universidade. É um financiamento da União Europeia. Então, mostra que foi uma capacidade de um professor da Unicentro, aqui da do Departamento, juntamente com um parceiro no exterior de captar recursos. Para nós é importante porque esse intercâmbio, esse tipo de projeto ele já tem, na essência dele, a mobilidade tanto de professores e pesquisadores, como de alunos da graduação e da pós-graduação”.

A Pamela Teixeira Santos, aluna do primeiro ano de Geografia, viu na vinda do pesquisador grego a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a internacionalização na área de Geografia. É muito importante que eu, no primeiro ano, possa ampliar esse campo de conhecimento para saber um pouco sobre a internacionalização e ter esse conhecimento que eu posso buscar outras áreas, outros países para poder me aprofundar mais sobre meus conhecimentos, me tornando uma profissional melhor”.