Técnicas para redação de patentes foram abordadas em workshop

Técnicas para redação de patentes foram abordadas em workshop

Capacitar os participantes, mostrando passo a passo como redigir a solicitação de uma patente. Esse foi um dos objetivos do workshop, voltado principalmente para professores, promovido pela Novatec (Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro) em parceria com Axonal Consultoria Tecnológica.

De acordo com o palestrante Henry Suzuki, para inovar é necessário saber criar e, também, proteger de forma efetiva essas criações. “Se nós professores não soubermos como redigir uma patente, como manter um segredo e coisas do gênero, quem que vai ensinar o futuro profissional do Brasil?”.

As atividades do curso foram realizadas em dois dias. O primeiro foi reservado para as discussões sobre os impactos de uma patente. Já o segundo foi voltado para a prática, visando exercitar a lógica de leitura e redação de uma patente.

Professores, doutorandos e mestrandos participaram do workshop (Foto: Coorc)

Segundo a diretora da Novatec, Claudia Crisóstimo, o evento mostrou que é possível encontrar inovação em qualquer área de pesquisa. “Ele traz, nesse workshop, um viés bem claro, um viés assim de que qualquer área pode buscar patentes. Ele traz aqui algumas dicas de como você pode encontrar inovação na área que você está pesquisando”.

Para o Nilson Jorge dos Santos, que é formado em Administração e mestrando em Inovação na Unicentro, o curso é uma oportunidade de aprender os caminhos para garantir a proteção das próprias ideias e resultados de pesquisa. “É uma oportunidade única, porque um profissional desse gabarito desperta, realmente, uma curiosidade. Eu tenho essa curiosidade”, avalia.

Deixe um comentário