Helena Kolody é homenageada em exposição na Biblioteca do Campus de Irati

O mês de março, por todo o mundo, é marcado por atos e comemorações em razão das lutas e conquistas das mulheres. Por isso, a Biblioteca do campus de Irati organizou a Exposição Helena Kolody, uma homenagem a poetiza e, por extensão, as mulheres paranaenses. A atividade, além de levar a comunidade um pouco sobre a história e obra da autora, também faz parte das atividades de estudantes de Biblioteconomia, que fazem estágio na Unicentro.

Uma delas é a Kelen Albuquerque. Ela afirma que ações como essa são de grande relevância para sua formação. “Muito importante essa exposição, o estágio em si por conta de auxiliar, agregando na prática o que você está aprendendo em aula, o que você está lendo. Você acaba aplicando. Então, isso auxilia bastante no dia a dia, tanto em aula, tanto aqui no trabalho”.

Exposição foi montada no Biblioteca do Campus de Irati (Foto: Coorc)

A escolha da homenageada, Helena Kolody, segundo outra estagiária, a Marilene Damasceno, foi para mostrar a força e o talento da mulher paranaense. “A gente escolheu essa poetiza pela referência que ela nos dá, por ser uma mulher paranaense que foi de grande importância dentro da literatura. Ela foi primeiramente uma professora, depois ela foi poeta. Ela é primeira mulher a trazer o haikai ao Brasil. Por tudo que ela viveu, acho que ela representa muito a mulher paranaense, a mulher em si”, defende.

Além de empréstimo de livros e treinamentos de leitores, atividades como mostras e exposições fazem parte da rotina de uma biblioteca. No campus de Irati, segundo a agente universitária Carmen Pegoraro, quando a nova biblioteca estiver pronta, ações como essa tendem a aumentar.