Unicentro faz três festas para a entrega dos kits arrecadados na campanha de Natal deste ano

Os presentes têm valor… Mas o significado do natal vai além do presentear e do receber. E as crianças da Escola do Campo Domingos de Morais sabem bem disso. Para a Bianca Boeira, de nove anos, “o natal é uma coisa muito boa, uma coisa feliz que a gente ganha presente, fica feliz,fica junto com a família”. Já a Gislaine Damires e o Claudecir dos Santos, ambos de 10 anos, não titubeiam para responder o que significa o natal. A menina é cateórica: “muito amor!”. E ele só completa: “o nascimento de Jesus”.

Em Irati, as crianças aguardaram ansiosas pela chegada de Papai Noel (Foto: Coorc)

É o espírito de amor que envolve o nascimento de Jesus que leva, ano a ano, funcionários, professores, estagiários e estudantes da Unicentro a realizar uma campanha de Natal. E em 2018, assim como no ano passado, as crianças apadrinhadas pelo campus Santa Cruz foram as da escola Domingos de Morais. A garotada se divertiu em uma tarde pra lá de feliz, recheada de brincadeiras e lanches gostosos.

A Valdirene Fagundes é mãe de uma das crianças e ficou emocionada com a iniciativa da universidade. “Muito bom, maravilhoso! Eles ficam naquela expectativa de ir para escola porque vão ganhar presente, porque o Papai Noel vem”, afirma. E foi com euforia que a criançada recebeu o bom velhinho… Das mãos dele, cada criança recebeu de presente um par de calçados, uma roupa, um brinquedo e guloseimas.

Kit que, segundo a diretora da Escola, professora Elaine dos Santos, fará a diferença no natal de cada estudante. “Vendo o olho deles brilhar porque eles iriam ganhar alguma coisa – porque a comunidade como vocês conhecem é uma comunidade bem carente. Então, a importância de um projeto desse para a comunidade, para as crianças é maravilhoso”.

Depois de receber os presentes, crianças também saborearem um lanche gostoso! (Foto: Coorc)

Foram mais de 130 crianças contempladas pela Campanha de Natal da Unicentro. E, para o vice-reitor da universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza, a alegria não se restringe a quem recebe, invade também o coração de quem doa. “É uma grata satisfação, viver essa realidade, ter a oportunidade de contribuir com a alegria, com a felicidade de tantas crianças”, afirma.

Sensação destacada também pelo diretor do campus de Irati, professor Afonso Figueiredo Filho. Lá, a campanha apadrinhou as crianças da Escola Municipal Mafalda Sotti Lopes. “Você não tem como não ficar feliz vendo os olhos dessas crianças, principalmente porque a gente traz esse momento de felicidade para eles”. A diretora, Marília Maciel, conta que 59 crianças escreveram cartinhas para o Papai Noel. “Do Papai Noel, na casa deles, talvez muitos não recebam nada. Mas daqui, antes do Natal, já estão levando aquela alegria imensa e, principalmente, o abraço do Papai Noel”, diz.

Cada kit entregue para as crianças tem o sentido da gratidão por mais um ano. Foi nesse espírito, segundo o diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, que foram entregues os presentes, arrecadados pelo campus Cedeteg, para os 47 filhos de funcionários terceirizados da Unicentro em Guarapuava. “É um momento de agradecimento, é o momento da partilha, é um momento de descontração, de conhecer os seus familiares, é o momento de conversar, de agradecer também, agradecer a Deus”.