Aldo Nelson Bona irá comandar a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, para chefiar a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A pasta estará vinculada ao gabinete do governador.

“Trata-se de um grande desafio. Principalmente, em razão do contexto atual, das dificuldades na gestão pública, das dificuldades estabelecidas na relação entre as universidades e o governo. A perspectiva é de que possamos construir um novo momento, uma nova página, enfrentando questões que precisam ser enfrentadas com a seriedade necessária e conseguindo construir junto às universidades um sistema estadual de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação bem articulado”, destacou Bona.

“O desafio maior é, sem dúvida, nós canalizarmos as forças produtivas existentes nas universidades para que nós possamos fazer, cada vez mais, essas instituições importantes atores do desenvolvimento regional. A capilaridade do sistema estadual potencializa isso”, explicou.

Aldo Bona também contou qual foi a principal meta imposta pelo governador ao convidá-lo. “Ele pediu que nós façamos com que, de fato, as universidades continuem e ampliem sua contribuição com o desenvolvimento regional. E isso é algo que precisa ser feito com a participação de todos, articulando um sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação articulado ao Ensino Superior”, concluiu.

Bona é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde 2012. Atualmente, é membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR), onde também preside a Câmara de Educação Superior. Ele também preside o Conselho de Administração do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) e o Comitê Organizador do 57º Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021), evento internacional que congrega 7 mil cientistas de diversas áreas advindos de 60 países.