Unicentro e Universidade Jaquelônica da Cracóvia iniciam tratativas para acordo de ampla cooperação

Com mais de 600 anos de história a Universidade Jaguelônica da Cracóvia é uma instituição de ensino superior europeia renomada. Foi lá, por exemplo, que Nicolau Copérnico estudou e pesquisou. A Unicentro, através do Departamento de Educação Física, está buscando aproximar-se da Jaquelônica de Cracóvia e, assim, firmar convênio para a realização de ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão.

Para isso, o professor Marcus Tartaruga visitou a Instituição para apresentar as estruturas da Unicentro. Para ele, a principal justificativa para a aproximação está na forte presença de poloneses como colonizadores da região de abrangência da Unicentro. “Essa visita, além de ter um ganho científico e acadêmico para ambas universidades, é também um marco para a questão cultural visto que a nossa região tem muitos descendentes poloneses. A própria Jaquelônica se sensibilizou com esse fato, fazendo com que eles realmente tivessem muito interesse em nos apoiar e ser parceiros da nossa Universidade”, comenta.

Contato inicial com a Universidade Jaquelônica foi feito pelo professor Marcus Tartaruga (Foto: arquivo pessoal)

A visita foi realizada durante a participação de Tartaruga num congresso em Cracóvia. No retorno à Unicentro, o professor mostrou-se animado com os avanços no sentido da assinatura de convênio entre as duas instituições, o que possibilitará a troca de conhecimentos e a realização de futuros intercâmbios. “Ambas universidades têm interesse de fazer uma parceria de ampla cooperação – tanto para graduação, quanto para pós-graduação -, objetivando a troca de informações tanto no ensino, como na pesquisa, quanto na extensão universitária”, afirma Tartaruga.

Para que um acordo de ampla cooperação seja assinado, é necessário que, no mínimo, duas faculdades da universidade polonesa tenham interesse no conhecimento. Para o diretor de Programas Internacionais da Unicentro, Miguel Bacheladenski, a aproximação com a Universidade Jaquelônica da Cracóvia é mais um passo para a consolidação da nossa Instituição no cenário internacional. “A nossa intenção é também que a Unicentro receba estudantes, professores, funcionários dessas universidades com as quais têm parceria, para um período de mobilidade, seja ele curto ou longo. E com a Universidade de Cracóvia é interessante porque ela é bem renomada, uma das mais antigas da Europa. Nós visualizamos que é uma parceira com muito potencial para a Unicentro”, avalia Miguel.