Estudantes e professores discutem, em Simpósio na Unicentro, a educação infantil na atualidade

Pensar o direito das crianças e discutir a prática na educação infantil. Esses foram alguns dos objetivos do V Sediuni, que é o Simpósio de Educação Infantil da Unicentro, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, o Gepedin, do Departamento de Pedagogia. Realizado no Campus Santa Cruz, o evento reuniu estudantes e profissionais do ensino para debater a temática “Educação infantil no contexto brasileiro: tempo de retrocessos, desafios, resistência e de práticas humanizadoras às crianças”.

A coordenadora do evento, professora Aliandra Cristina Mesomo Lira, destaca a relevância do assunto. “Esse é um tema que, para nós, é bastante sugestivo e necessário de ser debatido em função de todo contexto social que nós temos e iniciativas que tem incidido sobre a retirada dos direitos de várias pessoas, de vários sujeitos da sociedade. Então, nós nos dedicamos, nesse momento, a pensar sobre as necessidades para essa faixa etária de zero a seis anos e como isso tem que ser mantido, garantido e reforçado pela nossa militância, pelo nosso debate”, explica.

Professora Jane apresentado o livro “Infância e Educação Infantil” (Foto: Coorc)

A programação do Sediuni contou, por exemplo, com a mesa-redonda “Currículo e Planejamento na Educação”, que teve a participação das professoras Marta Furlan, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Heloísa Saito, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As docentes trouxeram abordagens importantes sobre o processo formativo. “No espaço da educação infantil ou dos anos iniciais, cotidianamente, nós trabalhamos com planejamento porque isso é próprio do trabalho do professor. Então, quanto mais falamos sobre planejamento, mais esses profissionais começam a perceber essa importância e começam a rever essa prática de planejar, de pesquisar, de levar isso para uma prática pedagógica diferenciada com as crianças”, avalia Heloisa Saito.

Já a professora Marta Furlan ressalta a necessidade do educador infantil ser reconhecido como alguém que potencializa a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. “A gente pode tentar evitar alguns ranços que se cristalizam nos espaços de educação infantil, como práticas que acabam sendo rotineiras. A minha preocupação não é somente a ação educativa, mas o próprio reconhecimento da identidade desse profissional, que ele não é a família da criança, que ele não é qualquer pessoa, mas ele é um mediador do conhecimento”.

Iris Hamed é profissional da educação infantil e atua no município de Candói. Ela acompanhou a mesa-redonda e volta para casa com a certeza de poder proporcionar aos seus alunos condições efetivas de desenvolvimento. “Achei muito produtiva as falas das professoras, vieram a acrescentar às nossas práticas cotidianas e a somar experiências delas com as nossas em sala de aula, visando sempre o benefício à criança da educação infantil”.

Outro momento importante do evento foi o lançamento do livro “Infância e Educação Infantil”, que reúne 14 artigos escritos por integrantes do Gepedin. A professora Jane Drewinski, do Departamento de Pedagogia da Unicentro, é uma das organizadoras do material e explica que a publicação do livro é mais um desafio vencido pelo grupo de pesquisa. “Durante muito tempo as publicações foram em equipes e individualmente e ano passado nós lançamos esse desafio e conseguimos, então, conclui-lo com a publicação desse livro aonde todos os integrantes do grupo participaram. Para nós é uma conquista muito grande e contamos com o apoio da Editora da Unicentro para isso”, detalha.

Professores – em formação e já atuantes – participaram dos debates (Foto: Coorc)

Os trabalhos que compõem a coletânea vinham sendo sistematizados desde 2016 e, segundo a professora Aliandra que também é organizadora do livro, o material representa um importante avanço na divulgação das pesquisas realizadas pelo grupo. “É a primeira produção coletiva do nosso grupo, representa um instrumento importante de divulgação dos nossos trabalhos, dos nossos estudos”, destaca.

Atualmente, o Gepedin conta com 15 integrantes – professores e acadêmicos que direcionam seus esforços de pesquisa aos estudos da infância e da educação infantil. Eliane Dominico é uma delas. além de atuar como professora, ela está cursando o Mestrado em Educação na Unicentro e vê o grupo como um pilar na sua formação. “O grupo de estudo traz uma formação para minha vida profissional, mas muito também para minha vida acadêmica no sentido de pesquisa, que é uma área que eu acho que todo professor precisa desenvolver, ser reflexivo, precisa também ser pesquisador”, avalia.

A programação do V Sediuni contou ainda com seis oficinas temáticas realizadas e com uma palestra proferida pela professora Soeli Pereira, vinculada ao Feipar, que é o Fórum de Educação Infantil do Paraná. A docente contextualizou a situação de atendimentos e de práticas com as crianças da educação infantil na atualidade.