Etapa 2018 do Projeto Integração está com inscrições abertas

Uma Universidade é uma instituição complexa, que mescla atividades de ensino, projeto de pesquisa e ações de extensão. Isso sem falar na sua estrutura, composta por departamentos, setores, divisões, diretorias, coordenadorias e pró-reitorias. Além dos documentos que regem o cotidiano universitário e de sua comunidade, como estatuto, regimentos, regulamentos, editais. Por isso, para quem está chegando, nem sempre é fácil entender essa complexidade. Mas na Unicentro, os professores em início de carreira na Instituição – tanto efetivos ou colaboradores – contam com uma ajudinha.

Esse apoio é dado via Projeto Integração, um braço do Programa Entredocentes, ligado à Pró-Reitoria de Planejamento. Suas ações são baseadas na oferta de oficinas, ministradas ao longo de todo o ano letivo. A professora Marcia Aparecida Zampier, do Departamento de Administração, participou de edição em ano anterior e não se arrependeu. “Conheci algumas coisas da Unicentro que ainda não sabia, principalmente o que estava relacionado a parte administrativa da Universidade. A gente fica sabendo de todas as regras, como que funciona a Instituição e isso eu acho muito importante”, frisa.

Mostrar aos professores como participar de todas as possibilidades ofertadas pela Unicentro é o objetivo central do Projeto Integração (Foto: Coorc)

A coordenadora administrativa do projeto, professora Roseli de Oliveira Machado, compartilha da opinião de Márcia. Para ela, é fundamental para um professor, sobretudo aquele que está chegando, que lhe sejam apresentadas todas regras e possibilidades de trabalho na Universidade. “No Integração, o professor tem contato, pelas oficinas, com as equipes das pró-reitorias e das coordenadorias. Cada uma delas apresenta sua relação com a atividade docente, explicando sua estrutura, programas e também os aspectos burocráticos”.

Para participar do projeto é fácil. Basta acessar a página do Integração no site da Unicentro e fazer a inscrição. A programação das oficinas também está disponível e os participantes são certificados. “Eu já tenho 10 anos de casa, e já passei por várias estruturas administrativas da Universidade. Mesmo assim, todo dia eu aprendo uma coisa nova. Nossa Universidade é bem grande e bastante complexa, até pela natureza de suas atividades. Então, as oficinas são muito úteis”, finaliza Roseli.