
Livro em homenagem a Darlei Dall’Agnol será lançado durante o 13º Conifil na Unicentro
Obra reúne contribuições de mais de 30 autores de seis países e destaca a trajetória de um dos principais nomes da ética contemporânea brasileira
A programação do XIII Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro (Conifil), promovido pela Departamento de Filosofia da Universidade, contará com o lançamento do livro Do cognitivismo prático ao cuidado respeitoso: Festschrift em homenagem aos 60 anos de Darlei Dall’Agnol. O evento será realizado no dia 18 de junho, às 18h30, na Sala Conceito do Câmpus Santa Cruz, no Blobo R, com a presença do professor homenageado.
A obra presta homenagem ao filósofo Darlei Dall’Agnol, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e referência nacional na área da ética. O livro foi organizado pelos professores Marciano Adilio Spica, da Unicentro, e Léo Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), reunindo textos de mais de 30 pesquisadores de seis países.
O lançamento integra a programação do XIII Conifil, que acontece entre os dias 15 e 19 de junho com o tema “Questionando a inovação: ciência, tecnologia e valores”. O congresso reúne professores, estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir as implicações éticas, sociais e políticas do desenvolvimento científico e tecnológico contemporâneo.
Segundo Marciano Spica, a publicação representa um reconhecimento à contribuição intelectual de Darlei Dall’Agnol para a filosofia brasileira e é uma homenagem a um dos maiores eticistas brasileiros da contemporaneidade, abordando os principais trabalhos do professor.
Além de celebrar a trajetória do pesquisador, a obra também evidencia o fortalecimento das redes de pesquisa construídas a partir da filosofia na Unicentro. Para Marciano, o trabalho é resultado de um esforço coletivo que demonstra a capacidade de articulação acadêmica e produção científica do departamento. “Esse livro vem incentivar ou coroar um trabalho feito dentro do departamento de incentivo à pesquisa. Ele mostra a força do departamento em criar redes de pesquisa e elaborar trabalhos de resultados de pesquisa”, afirma.
Publicada pela Editora Unicentro, a obra também marca os 25 anos da editora universitária, reforçando seu papel na divulgação da produção científica e filosófica em âmbito nacional e internacional. “A Editora tem feito um trabalho muito bom de divulgação científica e esse livro representa a qualidade que a Editora tem nas suas obras editoriais”, complementa Marciano.
Confira a programação completa do XIII Confil.
por Milena Kammer, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.