Evento “Uma noite no museu” celebra o Dia Internacional dos Museus em Guarapuava

Evento “Uma noite no museu” celebra o Dia Internacional dos Museus em Guarapuava

 

A atividade especial do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava registrou a presença de 147 visitantes


Na segunda-feira (18), o Dia Internacional dos Museus foi comemorado com um evento especial organizado pela equipe do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, instituição coordenada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A atividade “Uma noite no museu” encantou os quase 150 participantes com experimentos de luminescência, cianotipia, observação astronômica e demonstrações ligadas à física, além de uma visitação guiada pelo acervo.

Samuel Silveira, de 7 anos, estava ansioso pelo evento. Ele e sua mãe, Eliane, participam da programação todos os anos. “Visitamos o museu no horário normal de funcionamento nas férias, mas ele fica contando os dias para vir à atividade noturna. Espera o ano inteiro para ver o esqueleto do dinossauro e as outras experiências que a equipe prepara”, contou Eliane.

Segundo o coordenador do espaço, Rodrigo Oliveira Bastos, a Semana Nacional de Museus mobiliza instituições de todo o país para aproximar a população do conhecimento e da cultura. De acordo com o professor do Departamento de Física do Câmpus Cedeteg, o objetivo principal em espaços de Ciências Naturais é fortalecer a cultura científica. “Queremos incentivar o fascínio pelo mundo natural, algo que deve encher nossos olhos e corações sempre”, destacou.

“Na 24ª Semana Nacional dos Museus queremos incentivar o fascínio pelo mundo natural, algo que deve encher nossos olhos e corações sempre”

Rodrigo Oliveira Bastos, coordenador do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava

Eliane e Samuel participam da atividade noturna todos os anos

Programação especial

A organização do evento envolveu estudantes de graduação que atuam no local, como Cristiano Penteado, estudante do 4º ano de licenciatura em Geografia, que contou que os últimos dias foram agitados para deixar tudo preparado ao público. As exposições “Luminescência”, “Cianotipia Botânica” e “A Magia da Quântica” ficarão disponíveis até o próximo domingo (24), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Cristiano ressaltou que a oportunidade de organizar as ações e receber os visitantes é importante, pois permite compartilhar o aprendizado. “A experiência tem sido muito proveitosa para a minha formação, pois ajuda a desenvolver o atendimento ao público, a oratória e outras habilidades essenciais para a futura carreira como professor”, ressaltou.

O acadêmico Thomaz Neves, do 4º ano de licenciatura em Física, explicou que as apresentações lúdicas com truques de mágica foram pensadas para demonstrar ao público, com uma linguagem acessível, a diferença entre fenômenos explicados pela física clássica e pela física quântica. De acordo com ele, foi possível exercitar a explicação de conceitos de maneira criativa para cativar a atenção dos visitantes e evidenciar a importância da ciência.

 

Serviço

Outras fotos do evento podem ser conferidas no Banco de Imagens da Unicentro. Acompanhe as informações no perfil do Museu de Ciências Naturais de Guarapuava. O telefone para contato é o (42) 3624-0193. A instituição está localizada na Rua João Fortkamp, nº 940, no bairro Primavera, anexo ao Parque Municipal das Araucárias. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. 

 

Por Scheyla Horst


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aquipara participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário