
Em visita, Itaipu acompanha iniciativas da Unicentro voltadas à sustentabilidade territorial em Guarapuava
Ação integra programa financiado pela Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, entre os dias 12 e 14, representantes da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec para uma série de visitas técnicas a projetos de extensão vinculados ao seu Programa de Extensão para a Sustentabilidade Territorial.
A analista educacional Ana Carolina Neumann Barbiero contou que, neste ano, 115 projetos foram contemplados em universidades públicas do Paraná e do Mato Grosso do Sul. “Esse contato serve para entendermos como as ações estão sendo executadas, quais dificuldades existem e de que forma podemos auxiliar os professores e as equipes no desenvolvimento das ações”, apontou.
Ana Carolina também destacou a importância da conexão entre universidade e comunidade. “Nosso objetivo é compreender se os trabalhos estão articulados com as demandas reais dos territórios e dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, outro projeto da Itaipu Binacional, fortalecendo esse vínculo entre conhecimento acadêmico e transformação social”, acrescentou a analista educacional da Itaipu Parquetec.
Entre as iniciativas acompanhadas pela equipe esteve “Redes de apoio comunitário para promover qualidade de vida e adesão ao tratamento das condições crônicas”, coordenado pela professora Maria Cristina Umpierrez Vieira, do curso de Enfermagem da Unicentro. As ações são desenvolvidas no bairro Morro Alto, Vila Carli e na unidade de saúde Campo Velho, voltadas ao cuidado e acompanhamento de pessoas com doenças crônicas.
A coordenadora das atividades no Morro Alto, professora Silviane Galvan Pereira, destacou que o principal objetivo é fortalecer os vínculos comunitários e oferecer suporte aos participantes por meio de atividades coletivas. “O projeto trabalha junto com a unidade básica de saúde, a universidade e o poder público. A partir disso, são realizadas intervenções voltadas ao bem-estar, memória, alimentação, sono, atividades lúdicas e práticas físicas, sempre de acordo com a realidade e as demandas dos participantes”, explicou.
A programação seguiu ainda no câmpus Cedeteg, com uma apresentação do Núcleo de Apoio à Agricultura Urbana (NAU) e visitas a hortas comunitárias acompanhadas pela universidade. Segundo o coordenador do NAU, professor Paulo Nobukuni, além de avaliar os resultados, o encontro também permite diálogo e troca de experiências entre os grupos envolvidos. “A equipe da Itaipu vem acompanhar os resultados dos trabalhos e entender como essas ações estão acontecendo na prática. É uma avaliação importante, mas também colaborativa, pensando em melhorias e no fortalecimento das iniciativas”, destacou o docente do Departamento de Geografia da Unicentro.
O professor também ressaltou o crescimento das ações ligadas à agricultura urbana em Guarapuava e região. Atualmente, cerca de 12 hortas estão em processo de implantação ou acompanhamento pela universidade. “Ficamos felizes porque isso mostra que o projeto está crescendo e alcançando mais espaços da cidade. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade grande, porque percebemos a dimensão que essas ações estão tomando”, comentou Nobukuni.
Uma das visitas foi à horta comunitária da Associação de Moradores do bairro São João, que ainda está em fase inicial, mas já mobiliza moradores e parceiros da comunidade. Terezinha Aparecida Almeida Silva, de 58 anos, encontrou no projeto uma forma de retomar o contato com o trabalho na terra, atividade que fazia quando morava no interior. “Eu gosto de lidar na horta. Aqui já plantamos alface, couve, cebolinha e flores. Algumas coisas acabaram se perdendo com a geada, mas a gente continua trabalhando”, contou.
Dona Terezinha também destacou que a iniciativa fortalece a convivência entre os participantes e pode contribuir para a geração de renda das famílias. “A ideia é fazer feirinha para vender os produtos e ajudar no gasto da casa. Eu gosto de estar aqui, de mexer na horta e de estar com os amigos”, completou.
Projetos ampliam ações em sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional
Além das iniciativas voltadas à saúde e agricultura urbana, a equipe da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec também acompanhou outros projetos de extensão desenvolvidos pela Unicentro nas áreas de agricultura familiar, inovação no campo, gestão rural e conservação ambiental.
Entre eles estão “Extensão em pecuária leiteira: modelo de gestão e produção para inclusão e sustentabilidade da agricultura familiar em Guarapuava” e “Disseminação de máquinas agrícolas com tecnologias de agricultura de precisão em pequenos médios espaços rurais”, ambos vinculados ao curso de Agronomia, além do “Conexão fauna: medicina da conservação e sustentabilidade territorial no Paraná”, desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária.
Por Poliana Kovalyk
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.








