
Curso de Fonoaudiologia da Unicentro realiza campanha no Dia Mundial da Voz
Neste 16 de abril, Dia Mundial da Voz, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) esteve no centro de Irati promovendo uma ação de conscientização sobre saúde vocal. A atividade foi organizada por alunas e professoras do projeto de extensão “Campanha da Voz da Unicentro – 2026”, vinculado ao Grupo de Estudos em Voz (Gevoz).
“Por ser um lugar com uma grande circulação, pensamos que o centro da cidade seria um bom espaço para que a gente pudesse abordar as pessoas, conversar e orientar sobre cuidados com a voz”, conta Eliane Cristina Pereira, coordenadora geral da ação. “Além disso, também divulgamos os serviços gratuitos ofertados na nossa Cefono, que é a Clínica Escola de Fonoaudiologia”, completa a docente.

Estudantes da Unicentro informaram sobre cuidados com a voz e como procurar atendimento na Clínica Escola de Fonoaudiologia (Foto: Coorc).
A campanha da Unicentro segue a linha da que é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que neste ano focou no tema “Sua voz, sua história”.
Durante a manhã e à tarde, as equipes fizeram panfletagem e informaram a população sobre como cuidar da voz. Entre as recomendações estão manter-se hidratado, ter uma alimentação saudável e dormir bem.
“Também é muito importante evitar hábitos que são prejudiciais à saúde, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, sublinha Perla Martins, coordenadora pedagógica do projeto.
A professora acrescenta que é preciso buscar ajuda caso a pessoa apresente rouquidão, desconforto, cansaço ou esforço para falar. “Se esses sintomas persistirem por mais de 15 dias, é importante procurar um otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga para fazer uma consulta e uma avaliação para verificar o que está acontecendo”, recomenda Perla.
Foi conversando com uma estudante da Unicentro que a corretora Gislaine Bindas encontrou a solução para uma dificuldade que uma familiar está passando. “Achei bem interessante o trabalho do curso de Fonoaudiologia com o desenvolvimento e recuperação da voz. Vou entrar em contato para marcar uma consulta para a minha mãe, que está precisando”, planeja.
Quem orientou a Gislaine foi a acadêmica Maria Fernanda Beckmann. Para ela, a ação da Unicentro na comunidade gera benefícios em uma via de mão dupla. “Ver a população sabendo como agir e quem procurar quando têm queixas vocais, me deixa muito contente. Eu sinto que estou fazendo a diferença na vida das pessoas e foi por isso que optei por fazer esse curso”, diz a estudante.

Ação no centro de Irati mobilizou todas as turmas do curso de Fonoaudiologia da Unicentro (Foto: Coorc)
Atendimento gratuito na Unicentro
A Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicentro oferece consultas e avaliações gratuitas para a comunidade. Os atendimentos acontecem no Câmpus de Irati e contemplam adultos e crianças com sintomas relacionados à comunicação, voz ou audição. Os interessados em agendar um horário podem entrar em contato pelo telefone (42) 3421-3224 ou Whatsapp (42) 99904-0346.
Campanha dura o mês todo
Ao longo do mês, as docentes e estudantes de Fonoaudiologia da Unicentro têm desenvolvido outras ações em alusão ao Dia Mundial da Voz. Uma delas é a publicação de vídeos com profissionais que destacam a importância da voz em suas carreiras. As produções são publicadas diariamente nas redes sociais do Gevoz.
Por Amanda Pieta






