
Unicentro marca presença no Verão Maior Paraná 2026
Resumo
Projetos desenvolvidos por estudantes e professores levaram atividades lúdicas, práticas esportivas e orientações de saúde a moradores e turistas do litoral paranaense
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está marcando presença no Verão Maior Paraná. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado que reúne ações esportivas, culturais, educativas e de lazer durante a temporada de verão no litoral paranaense. As ações seguem até o dia 1º de fevereiro.
Neste ano, a Unicentro esteve representada pelos cursos de Pedagogia; Enfermagem; Comunicação Social; e Educação Física. “Alunos e professores desenvolveram atividades relativas aos seus cursos e, obviamente, também tentamos divulgar para a população quais são os outros cursos e possibilidades da universidade”, conta o professor Bruno Portela, coordenador institucional do projeto Verão Maior na Unicentro.
As ações foram realizadas na praia de Caiobá e voltadas tanto aos moradores locais quanto aos turistas que visitaram a região durante o período de alta temporada. Entre as atividades levadas pela universidade estiveram oficinas lúdicas, ações de saúde e práticas esportivas. “Nosso projeto visa promover a prática de atividades físicas de forma lúdica. Utilizamos o Roundnet, um esporte que está em crescimento no Brasil e é muito praticado nas praias, para estimular os veranistas a se exercitarem de uma forma divertida e empolgante”, compartilha o acadêmico do terceiro ano do curso de Educação Física, Hugo Casanova Neto. “Também trabalhamos com mesas de Pebolim para estimular o tempo de reação e a coordenação motora dos nossos visitantes. Por fim montamos também circuitos de exercício funcional visando promover o interesse na prática de exercícios físicos”, completa.
Para o estudante, a participação no Verão Maior representa uma oportunidade de vivência prática da profissão escolhida. “Contribui grandemente na obtenção de experiências práticas no atendimento ao público, utilizando as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a nossa formação e nos preparando para o mercado que nos espera após a graduação”, avalia. Opinião compartilhada também pelo professor Bruno Portela. “O aluno aprender a ensinar, aprender a conversar com a população é uma vivência bastante interessante. Eles podem conversar com a população desde a criança até o idoso”, reforça.
O professor Bruno ainda comemora a participação do público nas atividades. Segundo ele, em apenas dois dias de atividades desse novo grupo de trabalho, já foi possível ultrapassar a meta estipulada, que previa 120 atendimentos. “Já temos mais de 240 atendimentos. Conseguimos bater a meta. Estamos conseguindo atingir uma população que vai desde as crianças até idosos”, destaca.
Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, que visitou o espaço da universidade no projeto, “com seus estudantes, recém-formados, professores, a Unicentro demonstra a importância de uma universidade pública para atender a sociedade, a comunidade”, avalia. “A Unicentro está aqui dentro do estande das universidades, com projetos muito bacanas, com áreas de esporte, de cultura, de lazer. Isso demonstra a força da Universidade Estadual do Centro-Oeste fazendo também um pouco mais para auxiliar os turistas que estão passando as férias no nosso litoral paranaense”, finaliza.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.





