Câmara Municipal concede moção de aplausos ao Coral Unicanto e a servidores da Unicentro

Câmara Municipal concede moção de aplausos ao Coral Unicanto e a servidores da Unicentro

Resumo

Homenagem foi proposta pelas vereadoras Rita Felchak e Professora Bia

A noite da terça-feira (25) foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho cultural desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Em sessão realizada na Câmara Municipal de Guarapuava, o Coral Unicanto, grupo artístico institucional da universidade, e os servidores Elizabete Lustoza e Eufren Kurhan receberam moção de aplausos e congratulações pelos serviços prestados à arte e à cultura do município. A iniciativa foi proposta pelas vereadoras Rita Felchak e Professora Bia.

Ao entregar a honraria, Rita destacou o papel transformador da cultura e o impacto do trabalho realizado pelos homenageados. “Essas pessoas não têm seus nomes estampados em nenhum outdoor, mas foram fundamentais para o desenvolvimento cultural e educacional de Guarapuava. Trabalharam por grupos amadores, independentes, por quem precisou do serviço deles. E o Coral Unicanto já é um patrimônio imaterial da nossa cidade”, afirmou Rita Felchak.

Com mais de 30 anos de serviços prestados ao Auditório da Universidade, Eufren Kurhan recebeu emocionado o reconhecimento. “É uma alegria muito grande ser reconhecido pelo trabalho e pelo esforço. Fico muito honrado”, disse.

Da Diretoria de Cultura do Câmpus Santa Cruz, a servidora Elizabete Lustoza comentou sobre o significado da homenagem para quem vive a arte no cotidiano. “Não é vaidade, é reconhecimento. Trabalhamos para as pessoas, e a arte vive na gente. Saber que os vereadores aprovaram essa moção nos deixa muito felizes, porque significa que alcançamos pessoas. Representar a universidade, que é minha segunda casa, é uma honra”, declarou.

Criado em 1980, o Coral Unicanto é um dos grupos culturais mais tradicionais de Guarapuava. Hoje, reúne coralistas voluntários que dedicam tempo, estudo e afeto à prática musical. Para o regente César Quadros, a homenagem é fruto de uma trajetória construída coletivamente. “É o reconhecimento de um trabalho de 45 anos feito por muitas pessoas. Participar do coral é dedicação voluntária, é estar nos ensaios, aprender músicas, se apresentar por amor à arte. Essa homenagem mostra que o município reconhece esse trabalho e incentiva que o Unicanto continue por mais 45 anos fazendo história”.

Representando a Unicentro, o reitor Fábio Hernandes destacou a importância do vínculo entre universidade e sociedade. “Agradeço aos vereadores por sempre estarem ao lado da nossa universidade e da educação pública que transforma vidas. Hoje, recebemos um reconhecimento que também celebra a cultura. Betinha, como é conhecida a Elizabete, Eufren e o Unicanto representam o quanto a cultura transforma e muda a vida das pessoas”, afirmou.

Rita Felchak e Eufren Kurhan

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


Deixe um comentário