
34º EAIC inicia com palestra sobre ética na escrita científica e apresentações do EAIC-Júnior
Encontro Anual de Iniciação Científica segue com apresentações de trabalhos até a sexta-feira (7)
A 34ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve início nesta terça-feira (4), no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), tem como tema “Ética na escrita científica” e reúne cerca de 850 trabalhos apresentados ao longo da semana, em atividades distribuídas pelos três câmpus universitários e também em formato virtual.
O Auditório Francisco Contini recebeu abertura oficial, que contou com a presença de autoridades universitárias, professores, orientadores e estudantes. Em Irati, a cerimônia foi transmitida no Auditório Denise Stoklos. A palestra de abertura, intitulada “Ética, integridade e publicação científica”, foi ministrada pelo professor Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em sua fala, o pesquisador destacou os principais princípios de integridade acadêmica e alertou para os cuidados éticos necessários em todas as etapas da produção e divulgação científica.
Sandra Mara Guse Scós Venske, diretora de Pesquisa da Unicentro, afirmou que “a ética na escrita científica precisa ser um tema recorrente, especialmente entre os estudantes que estão iniciando na pesquisa. É essencial compreender o que é agir eticamente na elaboração, apresentação e publicação de trabalhos”. Ela lembrou que o tema deste ano dá continuidade à discussão de 2024, que abordou o uso de inteligência artificial na produção científica. “O uso de ferramentas digitais é apenas uma parte do processo. A ética deve estar presente sempre, com ou sem o uso de IA”, completou.
Durante a cerimônia, o reitor Fábio Hernandes destacou o papel da universidade pública na produção científica brasileira. “É a universidade pública que realiza a maior parte da pesquisa no país. Mesmo com desafios, seguimos fortalecendo o compromisso com a formação e com a transformação social por meio da ciência”, ressaltou.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva, o EAIC simboliza a continuidade de um trabalho que começou há mais de duas décadas na Unicentro. “Quando iniciamos, tínhamos apenas três alunos na iniciação científica. Hoje, ultrapassamos a marca de mil estudantes envolvidos. Isso mostra o quanto a universidade cresceu e o quanto essa experiência prepara nossos alunos para os desafios da vida acadêmica, profissional e pessoal”, afirmou.
Apresentações EAIC-JR
Logo após a palestra de abertura, o público acompanhou as apresentações do EAIC-Júnior, que reúne projetos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes do ensino médio. Entre os trabalhos apresentados estava o de João Pedro de Morais Machado, do Colégio Cívico Militar Mahatma Gandhi, orientado pelo professor Evandro Oliveira de Brito, do Departamento de Filosofia da Unicentro.
João Pedro explica que sua pesquisa “faz uma comparação entre as ideias de Michel Foucault e Byung-Chul Han sobre as formas de controle nas sociedades modernas”. O adolescente destacou que participar do EAIC-JR o ajudou a aprender a sistematizar a leitura e a organizar ideias. “É uma experiência que vai ser muito importante para o meu futuro acadêmico”, contou o estudante.
Junto ao EAIC, ocorre também o Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional (EAICI). Nesta edição, participam, de forma virtual, universidades do Paraguai, Panamá e México.
A programação do 34º EAIC segue até sexta-feira (7), com apresentações de trabalhos orais nos câmpus Santa Cruz, Cedeteg e de Irati e no câmpus avançado de Prudentópolis, além da modalidade virtual para estudantes dos demais câmpus avançados da Unicentro. O encerramento, com a entrega das Menções Honrosas, está marcado para sexta à tarde, no câmpus Santa Cruz.
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


