
10º Festival de Dança e Ginástica da Unicentro celebra movimento e criatividade no Teatro Municipal
Na noite da última segunda-feira (3), o Teatro Municipal Marina Karam Primak foi palco da 10ª edição do Festival de Dança e Ginástica da Unicentro (Fedagin). O evento reuniu alunos, professores, parceiros e comunidade em uma noite dedicada à expressão corporal, criatividade e integração por meio da dança e da ginástica.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, o Fedagin fez parte da programação da 11ª Semana de Educação Física da Unicentro, que reuniu diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais voltadas à formação e à prática profissional na área.
Com o objetivo de proporcionar experiências práticas e artísticas aos estudantes do curso de Educação Física, o festival também promove o contato direto com o público e incentiva o trabalho coletivo. Além disso, é uma forma de avaliação dos acadêmicos do 2º ano do curso, na disciplina de Dança e Atividades Rítmicas, e é também um projeto de extensão que fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade.
De acordo com a organizadora do Fedagin, a docente do Departamento de Educação Física, Eliane Denise Araújo Bacil, o evento destaca o talento e a dedicação dos participantes, reafirmando a importância da dança e da ginástica como expressões fundamentais da educação física. “Os alunos se dedicaram na organização do evento e apresentam coreografias de dança e ginástica e, com isso, a importância do festival é fazer essa ligação da Unicentro com a comunidade, o que faz parte da Unicentro também”, disse.
O chefe do Departamento de Educação Física, o professor Deuclécio Rocco Gruppi, ressaltou a importância do evento para a formação acadêmica e para o fortalecimento do curso. “Para o departamento é um momento de união dos alunos junto aos professores, um momento de aprendizado das disciplinas de dança e de ginástica, e também das questões de inter-relação entre as disciplinas. Na universidade, a gente preza muito pelo trabalho interdisciplinar e pela história do próprio evento, que já é a 10ª edição”.
Verônica Volski, precursora do festival e ex-professora do curso de Educação Física da Unicentro, também expressou sua emoção ao acompanhar a 10° edição do evento que ajudou a criar. “Estou muito feliz por estar vivendo esse momento aqui, revivendo as emoções desse evento, que sempre marcou muito a trajetória acadêmica das pessoas, dos acadêmicos que já se formaram. Às vezes, o evento em si pode ser um divisor de águas, uma experiência que aprimora muito a formação dos alunos — não só acadêmica, mas pessoal também”.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero




