
Unicentro promove 2° Encontro Diálogos Pedagógicos em Enfermagem
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu, nesta sexta-feira (31), o 2° Encontro Diálogos Pedagógicos em Enfermagem: Discutindo Competências Profissionais em Enfermagem. O evento foi realizado no auditório do PDE, no Câmpus Cedeteg, e reuniu profissionais da área de Enfermagem de toda a região.
Organizado pelo Departamento de Enfermagem da Unicentro, o encontro teve como objetivo debater as competências profissionais na área, dentro do contexto de reformulação do projeto político-pedagógico do curso. O processo visa adequar o curso às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), às demandas sociais e de saúde contemporâneas e às normativas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Ministério da Educação, como a recente Resolução Cofen nº 782/2025.
A chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro, Katia Pereira De Borba, destacou que o encontro marca um momento importante no processo de aprimoramento do curso. “Esse evento é, na verdade, um ponto de partida para a reflexão que buscamos há muito tempo: a reestruturação do nosso projeto político-pedagógico. A presença de todos os professores aqui demonstra o compromisso coletivo em aperfeiçoar esse documento, que é o espelho do nosso trabalho e orienta a formação do enfermeiro para o mundo do trabalho”.
A programação teve início pela manhã, com a palestra da enfermeira e docente Carmen Elizabeth Kalinowski, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que compartilhou sua experiência e contribuições sobre o desenvolvimento de competências profissionais no campo da Enfermagem.
Durante sua fala, Carmen ressaltou a importância do papel do docente na formação de futuros profissionais. “Um dos papéis principais dos docentes é formar o futuro profissional. Para isso, o professor também precisa desenvolver competências próprias. Hoje, estou aqui para refletir com os participantes sobre o profissional que queremos formar, considerando as demandas regionais, nacionais e internacionais da Enfermagem. O desafio do docente é integrar todas essas perspectivas e traduzi-las em um currículo de cinco anos, de forma equilibrada e eficiente”, disse.
O organizador do evento e professor do Departamento de Enfermagem, Maicon Henrique Lentsck, explicou que o evento surgiu da necessidade identificada durante o processo de diagnóstico do curso. “Nós entendemos que nesse processo era fundamental discutir as competências que trabalhamos na formação em Enfermagem. São aspectos que já integram o curso, mas que precisam ser constantemente revisitados e debatidos entre os pares, com base também em conceitos e referências externas. Por isso, convidamos uma professora especialista na área para aprofundar essa reflexão conosco”.
As atividades seguiram durante a tarde, com momentos de discussão e troca de experiências entre os participantes, fortalecendo o debate sobre a formação docente e o aprimoramento das práticas pedagógicas.
Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


