Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática promove formação sobre pensamento computacional

Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática promove formação sobre pensamento computacional

Nesta sexta-feira (31), o Câmpus Cedeteg da Unicentro sediou o curso “Desvendando o Pensamento Computacional: a computação além das telas”, uma oficina prática e interativa voltada à formação de professores do ensino fundamental I das redes municipais de Guarapuava e Santa Maria do Oeste. A iniciativa é mediada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), dentro do projeto de extensão “Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Continuada de Professores de Santa Maria do Oeste”, com financiamento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

De acordo com o coordenador do PPGEN e do projeto de extensão, professor Marcio André Martins, a ação surgiu de uma demanda das secretarias municipais de educação para capacitar docentes sobre o pensamento computacional, uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e essencial para o desenvolvimento de raciocínio lógico e resolução de problemas nas crianças. “Muitos professores dos anos iniciais não tiveram essa formação durante a graduação, então cursos como este se tornam fundamentais para atualizar metodologias e fortalecer o diálogo entre universidade e comunidade escolar”, destacou. O evento reuniu 36 cursistas, sendo 18 de cada município, em uma programação que uniu momentos teóricos e práticos.

As atividades foram conduzidas pela professora do Departamento de Ciência da Computação da instituição, Ana Elisa Tozetto Piekarski, com apoio do PET Ciência da Computação e Big Data. Pela manhã, os participantes tiveram uma introdução conceitual ao tema proposto pela BNCC; à tarde, realizaram atividades “desplugadas”, ou seja, que dispensam o uso de computadores. “São dinâmicas que envolvem lógica, jogos de tabuleiro e instruções passo a passo. A ideia é mostrar que o pensamento computacional pode ser trabalhado de forma transversal, dentro de qualquer disciplina”, explicou Ana Elisa. Ela destacou ainda a importância de desmistificar a computação, mostrando aos professores que ela pode ser explorada de forma criativa, mesmo sem recursos tecnológicos avançados.

O secretário de Educação de Santa Maria do Oeste, William Mello de Lorena, que também é aluno do mestrado na Unicentro, reforçou o impacto da parceria. “O município tem carências de formação continuada e essa troca com a universidade tem sido muito proveitosa. Já realizamos outros encontros com todos os professores da rede e os resultados aparecem na sala de aula”. Ele ressaltou ainda a relevância da temática abordada nesta edição. “O pensamento computacional será conteúdo obrigatório no município a partir do próximo ano. Tenho certeza que sairão daqui com outros conhecimentos para aplicar com seus alunos”, completou.

 

Por Poliana Kovalyk


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário