
Projeto social da Unicentro lança livro sobre Lar dos Velhinhos de Rio Azul
Estudantes de Administração do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançaram o livro Memórias que transformam. A obra registra experiências vividas durante o projeto, que desenvolveu atividades semanais para os idosos do Lar dos Velhinhos de Rio Azul.
A ideia do livro surgiu durante as visitas à instituição de longa permanência. “Os alunos perceberam que seria interessante criar um livro de memórias para contar a trajetória do Lar dos Velhinhos: a história dos idosos, dos gestores e dessa primeira etapa do projeto de extensão da Unicentro”, explica o professor Antônio João Hocayen da Silva, orientador das atividades.

Foco das atividades da Unicentro no Lar dos Velhinhos de Rio Azul foi integração e bem-estar dos moradores da instituição (Foto: arquivo pessoal).
Relatos e fotos eternizam os seis meses de conexão entre gerações proporcionados pela iniciativa da universidade. “É um livro que marca o potencial desse convívio social, dessa aproximação com os idosos e a possibilidade de aprendizado que os jovens têm ao viver com as pessoas que já tem mais experiência na vida”, destaca Antônio.
A versão impressa de Memórias que transformam já está disponível para o público. “O livro está na Biblioteca da Unicentro de Irati para empréstimo e a gente também deixou exemplares em algumas escolas da região. Logo vamos disponibilizar em formato PDF”, indica Nikolas Yerro, um dos acadêmicos que participou das ações e também da edição da obra.
As visitas aos idosos
As intervenções no Lar dos Velhinhos de Rio Azul envolveram dez estudantes de Administração da Unicentro, que realizaram visitas semanais aos idosos. “Os alunos perceberam a necessidade de manter visitas periódicas porque, na maioria das vezes, elas são escassas”, contextualiza o orientador Antônio.

Livro “Memórias que transformam” está disponível para empréstimo na Biblioteca do Câmpus de Irati da Unicentro (Foto: Coorc).
Os acadêmicos foram criativos na hora de propor atividades aos moradores da instituição. “A gente desenvolveu jogos como bocha, jogo da velha, bingo. Também realizamos uma festa junina e teve um jogo de futsal que a gente levou alguns idosos para assistir. Além disso, desenvolvemos um pomar”, descreve o estudante Nikolas.
Segundo Talbian Przybycz, coordenador do Lar dos Velhinhos, o projeto da Unicentro foi positivo para os acolhidos pela instituição. “Ser reconhecido por alguém que pouco tempo atrás ainda não o conhecia, ser chamado pelo nome, ser procurado, ser ouvido – são sensações únicas e é fácil de perceber o impacto em cada um dos residentes”, ressalta.
A experiência também beneficiou os estudantes da universidade, proporcionando crescimento pessoal e profissional. “A gente criou um senso de empatia muito grande, de pensar que o próximo merece ter a nossa ajuda. Além disso, eu acredito que parte da função de administrador é a gestão de pessoas – na nossa equipe, a gente tinha que unir todas as ideias e gerir as pessoas por um bem maior”, discorre Nikolas.

Nova fase do projeto vai dar sequência à atividades como jogos e outras dinâmicas para proporcionar momentos diferentes na rotina dos idosos do Lar dos Velhinhos (Foto: arquivo pessoal).
O projeto no Lar dos Velhinhos integra o Programa de Responsabilidade Social, do Departamento de Administração do Câmpus de Irati da Unicentro. A iniciativa prevê atividades de cunho social, ambiental e cultural como parte da formação dos futuros administradores.
Continuidade do projeto
Agora, uma nova equipe dará sequência ao projeto em Rio Azul. “Nós queremos continuar com a mesma essência da antiga equipe, com atividades que são de interação com os idosos e trazendo a nossa vivência”, afirma Thaslyne Solda, uma das acadêmicas que assumiu a segunda etapa das ações.
“A manutenção do projeto garante a continuidade de tudo isso e com novos e mais vínculos sendo criados. Isso é simplesmente maravilhoso”, apoia o coordenador do Lar dos Velhinhos.
Por Amanda Pieta
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.