1º Congresso de Fisioterapia do Centro-Oeste reúne acadêmicos e profissionais na Unicentro

1º Congresso de Fisioterapia do Centro-Oeste reúne acadêmicos e profissionais na Unicentro

Na manhã da última quarta-feira (8), teve início o 1º Congresso de Fisioterapia do Centro-Oeste (Confico), no Bloco Didático da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), localizado no Hospital Regional do Centro-Oeste. O evento é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Fisioterapia da Unicentro, em parceria com o Departamento de Fisioterapia, e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, experiências e práticas entre estudantes, docentes e profissionais da área.

A solenidade de abertura contou com palestras sobre dores crônicas e fisioterapia do esporte, temas de grande relevância para a formação e atuação fisioterapêutica contemporânea. Além disso, uma mesa-redonda reuniu especialistas para debater e aprofundar a discussão sobre os assuntos apresentados.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas, parabenizou a organização do evento e ressaltou a relevância das atividades realizadas pelo curso, principalmente na clínica-escola. “As clínicas-escola da Unicentro, como a de Fisioterapia, têm um papel fundamental na formação dos nossos estudantes e no atendimento à comunidade. Elas são uma das faces mais visíveis da universidade e demonstram, de forma muito concreta, o quanto o trabalho realizado aqui é valorizado e reconhecido pela população”, afirmou o vice-reitor.

Para o diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, o congresso coloca a Unicentro como referência em divulgação científica na área da saúde. “A importância de termos um evento dessa relevância é que esses estudantes vão sair daqui mais capacitados e também com a possibilidade de ter acesso ao conhecimento de tudo que está sendo realizado de mais novo na área da fisioterapia”. 

O chefe do Departamento de Fisioterapia da Unicentro, Luiz Alfredo Braun Ferreira, explicou que o congresso é uma oportunidade para os graduandos conhecerem outros profissionais além dos docentes da universidade e ainda ampliarem suas redes de contato. “Fisioterapia é um curso integral, então a gente está ali dentro da clínica atendendo pacientes com eles, nos projetos, quase que 100% do tempo acadêmico deles. Ouvir pessoas de fora, vivências de fora com outras experiências, de outras instituições, traz enriquecimento clínico para esses alunos”, disse o docente.

O presidente do Centro Acadêmico de Fisioterapia, Alisson Cirilo, explica que a organização do evento se deu através da motivação dos alunos e de quais profissionais e temas eles gostariam de aprofundar. “A gente trabalha para que a fisioterapia na Unicentro cresça cada vez mais, para que ela seja mais valorizada e mais reconhecida na cidade. Dessa forma, o evento busca discutir temas pertinentes para nossos futuros profissionais”, frisou. 

O Confico segue até sexta-feira (10), com uma programação diversificada, voltada a graduandos, professores e profissionais. Ao longo dos próximos dias, os participantes poderão acompanhar palestras, minicursos, apresentações científicas e atividades práticas.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens da Unicentro.

Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário