![Unicentro celebra colação de grau da primeira turma de Medicina Unicentro celebra colação de grau da primeira turma de Medicina](https://i1.wp.com/www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0030.jpg?w=1800&resize=1800,1200&ssl=1)
Unicentro celebra colação de grau da primeira turma de Medicina
Na última sexta-feira (7), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) viveu um momento histórico com a colação de grau da primeira turma do curso de Medicina. A solenidade reuniu acadêmicos, familiares, amigos, docentes e autoridades, consolidando um sonho da comunidade guarapuavana que remonta à década de 1990. Ao todo, 38 alunos concluíram a graduação, sendo que 34 participaram da cerimônia festiva.
Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, responsável pela autorização do curso em 2018; o deputado federal Ricardo Barros; a deputada estadual Cristina Silvestri; e o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala.
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0067.jpg)
Emoção e desafios na formação
O professor David Livingstone Alves Figueiredo, um dos fundadores do curso e homenageado como nome da turma, destacou a alegria de presenciar a formatura. “Seis anos atrás, era inimaginável iniciar um curso de Medicina na Unicentro. Hoje, vemos um caminho sólido construído, com uma turma bem formada e um corpo docente envolvido. Por ser um curso pequeno e novo, nós tivemos uma oportunidade rica de criar vínculos de amizade com esses alunos, então hoje é um dia de muita alegria para nós”, afirmou.
Sobre os diferenciais da formação médica na Unicentro, David destacou o contato próximo entre professores e estudantes, além da preocupação com o desenvolvimento humano dos futuros médicos. “A gente tem se preocupado com o todo, com a questão de saúde mental desses alunos, com a questão humanitária. Eles têm que sair daqui entendendo que eles não são simplesmente médicos, a medicina é parte da vida, eles têm um compromisso social, que vai além da medicina, e um compromisso com a própria vida”. Como mensagem final, ele aconselhou: “Que sejam felizes, que vivam a medicina intensamente, apaixonadamente, mas que lembrem que a vida não é só medicina, eles precisam viver a vida como um todo”.
Impacto regional e compromisso social
Aldo Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e reitor da Unicentro à época da criação do curso, também expressou sua satisfação com a formatura da primeira turma. “É uma alegria muito grande de ver a finalização do primeiro ciclo de um processo que a gente implantou, que deu bastante trabalho, um sonho da Unicentro do início dos anos 90 e que a gente conseguiu tornar realidade. É uma alegria pessoal indescritível de você, de alguma forma, como gestor público, ter sido parte da construção de um processo tão importante para toda essa região”.
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0191.jpg)
Ele ressaltou o impacto positivo do curso para a região, que há tempos enfrenta carência de médicos. “A formação de profissionais médicos aqui significa um avanço para o desenvolvimento regional. Sabemos que parte desses formandos continuará atuando na região, ajudando a reduzir o vazio assistencial e melhorar a qualidade da saúde pública. Isso é a boa execução da política pública, fazer um desenvolvimento regional equilibrado e melhorar as condições de vida e as condições de assistência à saúde da população, sobretudo daqueles que mais precisam do poder público”.
Bona também destacou a resiliência dos formandos, que enfrentaram desafios inerentes a um curso novo. “Na aula inaugural do curso, eu disse que os pioneiros enfrentariam muitas dificuldades, porque eles estariam ajudando a construir o curso, mas que essas dificuldades fariam deles profissionais diferenciados, lapidados na dureza e, portanto, aptos a enfrentar a realidade da atenção à saúde. A dificuldade enfrentada no curso para se formar, do meu ponto de vista, ajuda também a enfrentar as dificuldades do cotidiano do exercício da profissão”.
A vitória da união
Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a formatura simboliza a concretização de um esforço coletivo. “Esse curso foi pensado por muitos e liderado por uma comunidade unida – políticos, sociedade civil organizada, reitoria e comunidade acadêmica. Hoje, celebramos a vitória da união”.
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0935-1.jpg)
Os desafios enfrentados durante a construção e implantação do curso foram muitos, mas o resultado se traduz na entrega de novos médicos à sociedade. “Foram muitos os desafios, mas eles sempre foram persistentes. Eles enfrentaram todos os obstáculos, todas as barreiras e venceram uma a uma. São médicos diferenciados, médicos que atuaram em todos os rincões da nossa região, que conheceram as realidades, eles têm toda a qualidade que o médico deve ter. Nós estamos muito felizes pelos profissionais que formamos para nossa sociedade”, afirmou o reitor.
Aos novos médicos, o reitor Fábio deixou uma mensagem de otimismo. “Eles têm capacidade, conhecimento e humanidade. Tenho certeza de que farão a diferença onde quer que estejam. Que o futuro deles seja tão brilhante quanto foi a trajetória deles na nossa universidade”.
Confira as fotos da cerimonia no Banco de Imagens da Unicentro.
Por Giovani Ciquelero
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0037.jpg)
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0088.jpg)
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0110.jpg)
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_0104.jpg)
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.