![Unicentro realiza cerimônia de posse para 84 novos servidores Unicentro realiza cerimônia de posse para 84 novos servidores](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_8996.jpg)
Unicentro realiza cerimônia de posse para 84 novos servidores
O dia seis de fevereiro de 2025 ficará para sempre marcado na história da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Isto porque, após 23 anos, a universidade deu posse a 84 novos servidores efetivos. O último concurso público para agente universitário de execução havia sido realizado em 2002.
Os novos agentes e seus familiares foram recepcionados pela reitoria da instituição para assinarem seus termos de posse. O evento, presidido pelo reitor Fábio Hernandes, ocorreu na Sala de Eventos do Câmpus de Irati, pela manhã, e no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, à tarde. Ambas as cerimônias estavam lotadas com a presença de familiares e amigos dos novos integrantes da instituição.
![Cerimonia de posse do Câmpus de Irati foi realizada pela manhã](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_3923.jpg)
Cerimonia de posse do Câmpus de Irati foi realizada pela manhã
O reitor destacou a felicidade do momento, que marca o início de um processo que era desejado há muito tempo. “Estamos muito felizes com a chegada desses mais de 80 agentes universitários para nossa universidade. Mais de 20 anos de luta para que a gente tivesse um concurso desta dimensão. Hoje essa luta está se concretizando”, pontuou.
Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor, também destacou o marco significativo que as celebrações têm tanto para a instituição, quanto para os novos agentes. “Hoje é um dia histórico, tanto para a Unicentro, que começa um novo ciclo com a efetivação de servidores após mais de 20 anos, quanto para os novos concursados, que conquistaram uma vaga em um processo altamente competitivo, garantindo estabilidade e a oportunidade de construir uma carreira sólida e sustentável”, refletiu.
As cerimônias de posse contaram com as presenças do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona; do Diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshmitsu Myiahara; do Diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhoto; a Diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Roseli de Oliveira Machado; o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Robson Ferraz; o Assessor Especial Executivo da Reitoria, professor Victor Hugo Zanette; o Diretor de Concursos da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva; e a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Marcia Liane Marconato.
![](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_8934.jpg)
Novos empossados começam a trabalhar dia 7 de fevereiro de 2025
Durante sua fala, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Aldo Bona, relembrou sua trajetória dentro da Unicentro e defendeu o ensino superior público do estado do Paraná. “Quando entrei na universidade em 1993, comecei com 10 aulas e um regime de 40 horas, sendo designado para funções como datilógrafo na secretaria acadêmica. Ao longo dos anos, fui chefe de departamento, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, diretor do campus de Irati, vice-reitor e, finalmente, reitor. Essa trajetória me permitiu vivenciar o crescimento e a transformação da universidade e o impacto que ela tem na vida das pessoas, como aconteceu com a minha. Defender a Unicentro é essencial para mim, e agora, como Secretário, também defendo o sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior de todas as maneiras possíveis”, reforçou.
O secretário também utilizou o espaço para desejar as boas-vindas aos novos concursados e lembrou-os de que o serviço público é feito para o público e deve ser encarado com seriedade.
Histórias que se cruzam
O ambiente se encheu de emoção, com os novos servidores ressaltando a importância da conquista e o compromisso em fortalecer a universidade. Para muitos, este é um retorno à instituição que por anos, seja enquanto alunos ou mesmo servidores temporários, foi lar. A posse não é apenas a concretização de um sonho profissional, mas também uma chance de impactar positivamente a comunidade acadêmica e a sociedade.
“Trabalhar na Unicentro como efetiva para mim é um sonho realizado, porque essa instituição é minha segunda casa. Eu estou aqui desde que eu era aluna e continuei trabalhando aqui como assessora, depois como teste seletivo. Para mim é uma grande honra fazer parte dessa família”, conta Bárbara Canalli, aprovada no concurso para agente de execução.
Sentimento compartilhado por Patrícia Maria Bonato, agente de execução lotada no Câmpus de Irati. “Estou muito feliz, porque eu sou um projeto da Unicentro. Estive aqui como aluna, como estagiária, prestei três concursos e nesse eu fui chamada. Eu estou muito grata, porque é um esforço, é um projeto de vida”, disse, emocionada.
![Ao todo, 69 novos agentes de execução e agentes profissionais participaram da posse em Guarapuava](https://www3.unicentro.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/DSC_8813.jpg)
Ao todo, 69 novos agentes de execução e agentes profissionais participaram da posse em Guarapuava
Suspensão e reconhecimento da legalidade do concurso
O Concurso Público para os cargos de Agente Profissional e Agente Universitário de Execução, regido pelo Edital nº 158/2022-Dircoav/Unicentro. foi temporariamente suspenso por uma decisão cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em dezembro de 2023. No entanto, a universidade sempre confiou na legalidade e transparência do processo seletivo, que seguiu todos os trâmites legais desde sua abertura.
O TCE-PR revogou a suspensão em novembro de 2024, permitindo que o concurso tivesse prosseguimento e que os aprovados fossem empossados para iniciar suas atividades.
“Tivemos algumas barreiras, alguns questionamentos que não foram comprovados, ou seja, nossos concursos sempre foram dentro da lei e de fato isso se concretizou”, aponta o reitor, Fábio Hernandes.
Em nome dos novos agentes, Marcelo Roldão Moreira de Sá fez um discurso emocionado, relembrando o período de suspensão e motivando seus colegas a se dedicarem com empenho aos novos postos de trabalho. “Durante o período de suspensão, todos os olhos estavam voltados para a Unicentro, que, em nenhum momento, nos abandonou. Hoje, são os olhos da Unicentro que estão sobre nós, nos incentivando a fazer valer a pena. Dedique-se à universidade, assim como ela se dedicou a cada um de vocês. Sejam relevantes, assim como fomos, para que hoje possamos estar aqui. E é nesse mutualismo que todos crescerão: nós, como profissionais, a universidade e, naturalmente, a sociedade”, finalizou.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.