Bolsista da Unicentro é reconhecido no 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia
O estudante de graduação e bolsista do Escritório Regional de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Projetek) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aglailton de Oliveira Magalhães, foi premiado na categoria Aluno de Graduação no 37º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. O reconhecimento veio pelo artigo intitulado “Implementação de Escritório de Projetos Públicos em BIM: Potenciais e Dificuldades Identificados no Projetek/Unicentro”, publicado na Revista de Inovação e Tecnologia.
O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia é uma das maiores honrarias do estado para estimular a produção científica e tecnológica, reconhecendo jovens talentos e projetos de alto impacto. Além dos certificados, os concorrentes ganharam prêmios em dinheiro que, ao todo, somaram R$ 213.700. Os recursos são do Fundo Paraná de Ciência e Tecnologia, administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Fiquei muito honrado com o reconhecimento do trabalho acadêmico, trabalho sempre coletivo, com muitas mãos envolvidas”, afirmou Aglailton ao comentar a conquista.
Sobre o artigo, o estudante explicou que ele reflete o caráter inovador do Projetek ao articular governo, prefeituras e universidades. “O Projetek preenche essa lacuna de disseminação da Metodologia BIM (Building Information Modeling). O impacto na formação dos estudantes é significativo, pois a Metodologia BIM é um caminho sem volta. Nesse sentido, as instituições precisam se adaptar, por exemplo, com a aquisição de computadores robustos e licenças dos softwares adequados”.
Entre as contribuições mais importantes do trabalho, ele destacou a necessidade da criação da disciplina “Edificações Públicas” no curso de graduação. Segundo Aglailton, a disciplina deve abordar “o caráter singular destas edificações contemplando a legislação, por exemplo, da Nova Lei de Licitações e os Decretos de disseminação do BIM; função social e políticas públicas associadas às construções governamentais; estudo de viabilidade técnico-econômica; acessibilidade e direitos humanos no uso de espaços públicos” entre outras questões.
Construção a muitas mãos
O bolsista fez questão de reconhecer a contribuição de toda a equipe do Projetek, destacando a colaboração do colega Matheus Wolf e da professora engenheira Isabela Volski. “Sou muito grato a todos os bolsistas do Projetek, em especial ao Matheus Wolf, pela disponibilidade e paciência em ensinar e por estar aberto às contribuições dos alunos de graduação. É importantíssimo destacar a atuação da professora engenheira Isabela Volski, sua orientação é muito valiosa, pois ela une o melhor dos dois mundos, a prática docente e a experiência em obras públicas”, ressaltou.
Para Aglailton, o prêmio reflete o esforço coletivo de instituições como a Unicentro, o Governo do Estado, a Fundação Araucária e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Um dos alicerces da Metodologia BIM está na colaboração, e é justamente nessa palavra que reside a contribuição para o desenvolvimento da pesquisa. Temos o mesmo objetivo: contribuir para a disseminação do BIM e, principalmente, atender a sociedade paranaense”.
Ao refletir sobre a premiação, ele destacou a emoção do momento e o impacto do reconhecimento. “Ainda não parei para pensar nisso, pois ainda estou vivendo a emoção da premiação. Tenho pensado muito em minha família, no esforço coletivo para eu estar aqui. Tenho pensado nas pessoas que não estão mais aqui e com as quais gostaria de dividir esse momento. O que me vem à cabeça sempre que penso nesse prêmio é a visibilidade e o alcance que o Projetek pode ter. Isso é incalculável para mim. Acredito que muito em breve os outros estados adotarão o Projetek como modelo. Estamos fazendo história aqui, e é maravilhoso fazer parte disso”, finaliza.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.