Universidade Aberta para a Terceira Idade retoma atividades no Câmpus de Irati

Mais um importante serviço à comunidade retorna na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na quinta-feira (8), a Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati) promoveu um evento para marcar a reabertura da sala do programa no Câmpus de Irati, depois do espaço passar por uma reforma.

Como explica a nova coordenadora do projeto, professora Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, a Uati vai passar a contar agora com uma equipe fixa, formada por estagiários e graduados bolsistas. Eles estarão à frente das atividades, que também devem passar por mudanças em relação às edições anteriores.

“A gente está tentando dar um perfil que é voltado para proposta da universidade, que se distancie um pouco da ideia de lazer, de entretenimento, e que se volte mais pra essa coisa de apropriação de conhecimentos, de trocas de saberes. Então é trazer eles para o que a universidade pode ofertar, mas também trazer aquilo que eles têm para contribuir com a comunidade acadêmica”, ressalta a docente.

Após a conclusão da seleção dos integrantes da iniciativa, o esperado é que a programação de atividades da Uati seja divulgada entre o fim de agosto e o começo de setembro.

“Nós temos algumas ideias iniciais, que a gente pretende realizar em duas frentes: uma mais artística, voltada para teatro, para música, para dança, desenho, fotografia; e uma outra, vamos dizer assim, mais intelectual, que seria para a questão da leitura, da escrita, de línguas estrangeiras e pesquisa histórica”, detalha Cinthia.

Ainda segundo ela, outra proposta é que as oficinas do projeto também permitam a participação dos funcionários e acadêmicos da Unicentro. “Isso vai ser aberto para a comunidade toda, entendendo que o barato dos idosos estarem na universidade é justamente esse encontro entre as gerações, esse encontro entre modos diferentes de entender a vida, modos diferentes de vivenciar”, pontua.

“A Universidade Aberta para a Terceira Idade tem uma grande importância no contexto da universidade, pela troca que nós temos entre a comunidade e os alunos, os professores e todos os servidores. Já é um projeto antigo, que tinha dado uma parada, e que agora a gente retoma da melhor forma possível”, salienta a vice-diretora do Câmpus de Irati, professora Juliana De Conto.

Inscrições da Uati já estão abertas

Podem se matricular no projeto pessoas com 55 anos ou mais. A inscrição é feita pelo e-mail uatiunicentro@gmail.com ou pessoalmente na Uati. O atendimento é feito na sala 106 do prédio principal do Câmpus de Irati, de segunda à sexta, das 13h30 às 17h30. Em caso de dúvidas, basta ligar para o telefone (42) 3421-3070.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.