Curso de Arte da Unicentro realiza Ciclo de Leituras Shakesperianas
Os alunos do primeiro ano do curso de Arte da Universidade Estadual do Centro – Oeste (Unicentro), por meio da disciplina de Fundamentos do Teatro, ministrada pelo professor Afonso Nilson, apresentaram o Ciclo de Leituras Shakesperianas.
No evento, os alunos fizeram releituras de trechos dos clássicos do dramaturgo William Shakespeare de forma teatral, aplicando o que aprenderam em sala de aula sobre sonoplastia, iluminação, maquiagem, cenografia, figurino e encenação. “Todo mundo resolveu embarcar nas montagens para trabalhar com essa perspectiva de autonomia e entender realmente como funciona a cena, a luz, o som e a postura no palco. Cada aluno é responsável pela sua própria cena”, explica o professor Afonso.
Além de agregar na vida pessoal dos alunos, desafiando-os, a peça também é importante para a vida profissional dos artistas. “Os alunos saem prontos para levar esses espetáculos, essas montagens mais simples para as escolas onde eles forem trabalhar, e quem quiser prosseguir na carreira já tem pelo menos uma base de atuação, de montagem e de entendimento do que é um texto teatral e como colocá-lo em cena”, comenta Afonso.
As estudantes que participaram do processo de montagem e da peça em si estavam entusiasmadas e acreditam que é um momento muito importante para a vida delas, tanto pessoal quanto profissional. “Ainda não caiu a ficha. É incrível participar disso, porque a gente foi vendo a construção desse personagem desde o primeiro dia de aula, quando a gente pegou pra fazer, até agora. Foi uma construção muito legal, conhecer a peça e se tornar aquele personagem por um momento”, comenta Mel Beatriz, acadêmica do primeiro ano de Arte. “Eu nunca tinha participado de nenhum evento assim e eu acredito que agrega muito na minha confiança e vai me ajudar a me ver melhor no mundo”, complementa Eloize Souza, também acadêmica do primeiro ano de Arte.
Os espectadores do evento aprovaram a performance dos alunos. “Foi fenomenal. É muito importante a gente ter esse tipo de evento. Você vê uma turma de primeiro período que está começando e já está colocando em prática o que está aprendendo aqui dentro da faculdade, e depois eles vão levar isso para os futuros alunos deles. Então a gente só tem consequências boas vindo disso”, ressalta Joel Duarte, estudante de Direito.
Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.