Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva realiza aula inaugural do curso de doutorado
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebrou, nesta quinta-feira (8), a aula inaugural do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva, realizado em associação com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Primeiro doutorado na área de ciências biológicas da região Centro-Sul e Centro-Oeste do Paraná, o curso tem como foco a caracterização da biodiversidade, conservação da natureza e resolução de problemas socioambientais.
A aula inaugural foi conduzida pelo biólogo e professor Sidinei Thomaz, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que abordou temas gerais da pós-graduação e centrais para a Biologia Evolutiva no contexto atual, em sua palestra intitulada “A Pós-Graduação: importância e alguns elementos para sua evolução”.
Durante a cerimônia, o coordenador do programa, professor Adriano Silvério, destacou a importância regional do programa de pós-graduação na área. “O programa tem uma importância regional pela inserção dos nossos alunos. Nossos egressos têm, principalmente, origem na nossa região e temos notado também que, com o passar do tempo, esses profissionais estão atuando no mercado de trabalho aqui na nossa região, o que reforça e confirma a importância do nosso programa”, disse.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Paulo Roberto da Silva, acompanhou todo o processo de desenvolvimento do programa e aprovação do curso. “O mestrado a gente implantou em 2007, nós passamos por três avaliações. Em 2011, nós mudamos de área e, quando a gente mudou de área, a gente foi bastante penalizado. Mas nós fomos persistentes, trabalhando com os nossos professores, com os nossos alunos na questão de produção. Foi bastante árduo esse caminho, mas o importante é que nós conseguimos chegar no nosso curso de doutorado com excelência. Eu estou muito feliz”, celebra.
Integrante do programa desde 2011, Paulo Roberto dedicou boa parte de sua vida acadêmica para a concretização deste doutorado, o qual considera um sonho realizado. “É a realização de um sonho porque, para a gente formar pessoas com excelência, a gente precisa ter pesquisa dentro da universidade e um doutorado abre muitas portas, permite um avanço muito grande da pesquisa, então isso é importante para a melhoria da qualidade da graduação. É uma satisfação muito grande porque quem consegue aprovar um doutorado é porque mostra que tem uma certa excelência na pesquisa que desenvolve dentro da instituição”, afirma.
Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, o programa é um reflexo do compromisso contínuo da universidade com a pesquisa e educação superior na região. “É um momento histórico, é o momento de vitória do Departamento de Biologia, mais especificamente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva. Esse doutorado nós podemos traduzir como: muito trabalho, união e persistência e nós sabemos que vai ser um grande curso, nós vamos ter grandes doutores, porque é um grupo de docentes bastante engajado na pesquisa e sempre pensando na formação de qualidade”.
O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa RIbas, manifestou entusiasmo com o início do novo doutorado. “A universidade é muito viva, sempre muito transformadora. Os relatos na aula inaugural foram muito significativos nesse sentido do esforço do corpo docente, da coordenação, para conseguir chegar até o momento de hoje e ter um doutorado na área de biologia evolutiva. É um orgulho para nossa universidade estar recepcionando mais um programa de pós-graduação nesse nível, com essa qualidade, de todas as expectativas positivas para isso”, disse.
Por Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.