Aula inaugural do Setor de Saúde destaca políticas de equidade

O Setor de Ciências da Saúde do Câmpus de Irati (SES/I) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou nesta quinta-feira (23) a aula inaugural do ano letivo de 2024. O evento, organizado em conjunto com o projeto de extensão “Identificação e notificação de violência contra mulheres indígenas, negras e LBTT: formação para a atenção básica de saúde”, reuniu alunos e professores dos cursos de Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia, além de profissionais da região.

A professora Luciane Ouriques Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi a palestrante convidada para mesa de abertura que teve como tema “Políticas de Equidade para a proteção integral às crianças e ‘adolescentes’ pertencentes a povos e comunidades tradicionais”.

Em discurso, a diretora do SES, professora Kátia Alexsandra dos Santos, explica que o encontro integra diferentes iniciativas do setor, que têm em comum o objetivo de pensar a formação e a atuação em saúde a partir dos princípios que organizam o Sistema Único de Saúde (SUS). “[Com esse evento] pretendemos dar as boas-vindas às estudantes e aos estudantes do nosso setor e convidar todas e todos ao exercício de pensar as nossas atuações de modo a garantir o acesso à saúde, à educação e ao bem-estar de modo igualitário. Para isso, sabemos, é necessário olhar para os diversos marcadores sociais que nos atravessam e que atravessam a vida daqueles e daquelas com quem trabalhamos”, destaca a docente.

Evento reuniu alunos e professores dos cursos de Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia, além de profissionais da região. (Foto: Coorc)

Além do início do ano letivo, a aula inaugural marca também o lançamento da nova edição do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET) do Câmpus de Irati, aprovada recentemente pelo Ministério da Saúde, e que passa a se chamar agora PET-Saúde-Equidade. Entre 2024 e 2026, o grupo formado por alunos, professores e profissionais da 4ª Regional de Saúde de Irati, vai promover ações para trabalhadoras e futuras profissionais do SUS, por meio de atividades que envolvam temas como equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, classe e deficiências.

Presente no evento, a diretora da 4ª Regional de Saúde, Larissa Gimenez Mazepa, reforçou a importância da parceria com a Unicentro no projeto. “Eu acredito muito em uma saúde de qualidade, mas principalmente acredito em um SUS de qualidade. Eu acredito que a partir daí, com educação para saúde, nós vamos poder levar o nosso SUS a uma qualidade maior. Unindo toda essa parte de pesquisa, toda a parte educacional, à saúde já implantada, à saúde que já está em andamento, para o bem comum, que é o bem da população”, enfatiza a diretora.

Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, iniciativas como a do PET-Saúde-Equidade representam um ganho mútuo para todos os envolvidos. “O PET é um dos exemplos desses projetos que tiram das fronteiras da Unicentro os seus conhecimentos e os levam a quem mais precisa. Tem um reflexo positivo para a nossa comunidade interna, porque nossos estudantes conseguem conhecer na prática o que acontece na área de saúde da cidade, da região. E tem também uma parcela significativa de contribuição que a Unicentro dá para a comunidade, oferecendo os seus serviços, a sua expertise, o seu conhecimento através de ações como esta”, pontua o vice-reitor.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.