Unicentro recebe Exposição Itinerante do Museu do Holocausto de Curitiba

A Unicentro, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura, recebe a Exposição Itinerante do Museu do Holocausto de Curitiba “Nossa luta – a perseguição aos negros durante o Holocausto”. As obras serão expostas no Centro de Exposições do Câmpus Santa Cruz  entre 13 de maio e 7 de junho.

A exposição integra o “VI Colóquio Internacional Museus, Arquivos: discursividades, história, memória em cena” é gratuita e aberta para toda a comunidade de Guarapuava e região. As escolas públicas e privadas que tiverem interesse em visitar a mostra podem realizar o agendamento da visita pelo e-mail museuscoloquio@gmail.com.

As visitas serão de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Já aos sábados, a exposição pode ser visitada apenas no período da manhã. “Nós buscamos sempre agendar uma exposição todos os anos que culmina com esse evento dos museus, que já está na sexta edição”, lembra Maria Cleci Venturini, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro.

O “VI Colóquio Internacional Museus, Arquivos: discursividades, história, memória em cena” tem como objetivo aprofundar questões relacionadas a museus, arquivos e  memórias. Por meio do evento é possível realizar trocas entre universidades, estudantes e pesquisadores que trabalham com a temática ou que têm apreço pelo tema. “Nós vamos tratar da perseguição aos judeus durante o Holocausto. Mostrando também que não foram só os judeus que foram perseguidos, mas também negros, ciganos, homossexuais, crianças e deficientes físicos. A exposição vai tratar, mais especificamente, da perseguição aos negros, e coincidentemente a data de abertura da exposição faz alusão ao dia 13 de maio, data que marca a abolição dos escravos”, ressalta a professora Maria Cleci.

Além da exposição, durante o evento serão apresentados documentários, filmes e palestras. A abertura, no dia 13 de maio, tem início às 19h com a palestra da professora Gesualda dos Santos Rasia, da Universidade Federal do Paraná.

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.